Secretarias do PT repudiam agressão à Maria do Rosário

Jair Bolsonado disse à petista que não a estupraria porque ela não merece durante sessão da Câmara dos Deputados

As secretarias Nacional de Mulheres e de Juventude do PT divulgaram nota, nesta terça-feira (9), em repúdio à agressão sofrida pela deputada federal Maria do Rosário (RS) no plenário da Câmara dos Deputados.

Após discursar sobre a conclusão dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, que busca resgatar a memória da País ao investigar e relatar crimes cometidos durante a ditadura militar, a parlamentar foi ofendida pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido por seu sexismo. O parlamentar afirmou que não a estruparia porque ela não merece.

No texto, as secretarias prestam solidariedade à deputada petista e saúdam a iniciativa dos deputados Fernando Ferro (PT-PE) e Amauri Teixeira (PT-BA) que se prontificaram a ingressar com representação contra Bolsonaro no Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar.

“Prestamos nossa solidariedade à deputada Maria do Rosário e a todas as nossas companheiras que sofrem com o sexismo tão presente em diversos espaços da política, mas não deixam de lutar por um mundo livre de preconceitos. Não nos calarão!”, afirma o documento

Leia a íntegra:

Nota Pública das Secretaria Nacional de Mulheres e Secretaria Nacional de Juventude do PT

Às vésperas da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos e da apresentação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), a Deputada Federal Maria do Rosário, que durante mais de três anos chefiou a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, realizou pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados saudando o importante passo que o Brasil dá no resgate da nossa memória, no acesso à verdade, e na concretização da justiça. Repudiou ainda recentes manifestações golpistas, e homenageou a luta das famílias dos desparecidos políticos.

Após seu pronunciamento, a deputada foi mais uma vez agredida por Jair Bolsonaro, demonstrando que apesar dos avanços no processo de consolidação democrática em nosso país, seguimos convivendo com demonstrações diárias de desrespeito aos mais básicos direitos humanos até mesmo no Congresso Nacional. O referido parlamentar, conhecido por sua concepção autoritária e posturas homofóbicas, mostrou outra vez mais sua misoginia ao gritar com a deputada e assediá-la moralmente dizendo que só não a estupraria porque ela não merecia. Sua atitude merece o repúdio da sociedade brasileira e a devida responsabilização.

O compromisso inalienável com a liberdade de expressão não deve ser confundido com manifestações criminosas, o respeito é elemento básico de uma democracia substantiva, portanto não podemos aceitar que aqueles que deveriam representar o povo brasileiro, representem na prática o atraso e agridam o preceito constitucional da igualdade entre homens e mulheres.

A política segue sendo um dos espaços de maior disseminação do machismo e no qual as mulheres são constantemente ofendidas, suas falas cerceadas e/ou ignoradas. Isso ocorre por vários motivos, mas também por esses serem espaços ainda dominados por homens, cientes disso, as mulheres do PT conquistaram a paridade de gênero em suas instâncias e defendem uma reforma política com paridade, para que cenas como essas não se repitam, para que as mulheres tenham voz e vez.

Saudamos a iniciativa dos deputados federais Fernando Ferro e Amauri Teixeira que prontamente informaram que ingressarão com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o agressor, e à proposta da deputada Jô Moraes de alteração do regimento da Comissão de Ética que colocaria como agravante a violência contra as mulheres. Não podemos aceitar que os crimes praticados por este deputados fiquem novamente impunes.

Prestamos nossa solidariedade à deputada Maria do Rosário e a todas as nossas companheiras que sofrem com o sexismo tão presente em diversos espaços da política, mas não deixam de lutar por um mundo livre de preconceitos. Não nos calarão!

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Secretaria Nacional de Juventude do PT

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast