Em Paris, Janot tenta obter dados do caso Swissleaks

Procurador-Geral da República se reunirá com autoridades francesas nesta terça-feira (28)

Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está em Paris, na França, para obter informações sobre as contas de brasileiros no caso Swissleaks. O país europeu detém a lista completa de correntistas no banco HSBC de Genebra.

Mais de 8 mil brasileiros foram identificados como donos de contas no banco HSBC na Suíça, entre 2006 e 2007. A previsão é que Janot faça uma reunião, nata terça-feira (28), com o secretário de Cooperação Institucional da PGR, Vladimir Aras, e com autoridades francesas.

As informações a serem obtidas pelo procurador-geral da República deverão facilitar o trabalho da Receita Federal do Brasil. Entre as possibilidades de crime estão sonegação fiscal, corrupção, evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

Os compromissos de Janot em Paris começaram na manhã desta segunda-feira (27), com uma reunião na embaixada do Brasil. Durante a tarde, ele participará de um seminário sobre a colaboração na luta antiterrorista.

Entenda o caso – No início de fevereiro, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) divulgou o projeto SwissLeaks, por meio do qual foram expostos quase 60 mil arquivos com detalhes sobre mais de 100 mil correntistas do HSBC e suas movimentações bancárias, entre 1988 e 2007.

As contas bancárias reveladas somam mais de US$ 100 bilhões depositados em filiais do banco por correntistas ao redor do mundo.

À época, os dados sobre as correntes foram vazados pelo ex-funcionário do banco Herve Falciani. As informações foram entregues por ele a autoridades francesas, em 2008. Com o projeto SwissLeaks, mais de 140 jornalistas em 45 países investigam os nomes envolvidos no caso.

Até o momento, foram descobertas contas secretas, no HSBC da Suíça, de 6,6 mil brasileiros. Estima-se que os depósitos de correntistas brasileiros no paraíso fiscal possam chegar a US$ 7 bilhões. Desde fevereiro, a investigação feita pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos apontou que vários políticos, artistas, atletas, empresários e celebridades estão envolvidos em um caso de fraude fiscal com suas contas na filial suíça do HSBC.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast