Em SP, PT faz Encontro Municipal de Mulheres e unifica partido

Bete Silverio é eleita secretária municipal de mulheres do PT em evento que contou com a presença de Eleonora Menicucci, Anne Karolyne, entre outras

Elineudo Meira/PT-SP

À frente, a ministra Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo Dilma, Eleonora Menicucci

Quase 500 mulheres lotaram o auditório da Câmara Municipal de São Paulo no domingo (26) para eleger as novas representantes da Secretaria Municipal do Partido dos Trabalhadores da capital paulista.

O Encontro Municipal de Mulheres do PT São Paulo homenageou a ex-secretária estadual de Mulheres do PT-SP, Rosangela Rigo, militante feminista que faleceu em um trágico acidente de carro, na Bahia, em 14 de fevereiro de 2015, que gerou comoção em todo o País. Na ocasião, diversas entidades, personalidades, instituições e movimentos sociais manifestaram-se na internet.

O evento de domingo ressaltou a unidade e participação feminina em todos os espaços do partido e da sociedade civil, reafirmando a importância do empoderamento e reconhecimento social do valor da mulher.

Além de apresentar a nova coordenação, também debateram-se assuntos como: a mulher diante da cultura da violência, o enfrentamento que deve ser feito neste momento de retrocesso conservador para preservar as conquistas dos governos petistas, as lutas que devem ser travadas no âmbito da sociedade machista para superar as desigualdades que cercam o universo feminino. Na auto-organização das mulheres, no grito das ruas, reside a superação aos desafios colocados.

Foi também abordado o tema dos orçamentos que contemplam as mulheres em situação de risco. Doria e Temer extinguiram as secretarias das mulheres e reduziram drasticamente os recursos destinados às casas-abrigo. Na cidade de SP presenciamos o desmonte das políticas públicas do governo Haddad.

O Golpe foi analisado pela ótica feminista, denunciando o machismo como fator essencial da derrubada da Presidenta Dilma Rousseff. A questão misógina e de gênero foi parte do Golpe.

O evento recebeu a presença da ministra legítima da Secretaria de Políticas para as Mulheres no Governo de Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci. Ela tocou no nervo exposto que é a base de formação do nosso país e a raiz de todos seus males: a escravidão.

“A escravidão sustenta o capitalismo, uma mão de obra barata. E o capitalismo anda colado ao patriarcado. O assassinato da CLT e os cortes sociais são o reflexo desse contexto, incidindo principalmente nas mulheres e, de maneira ainda mais cruel, nas mulheres negras”, disse a ministra.

Eleonora concluiu: “Em 2018 temos que construir a candidatura de mulheres que defendam as pautas feministas”.

“Precisamos estar firmes e fortes e em sintonia com as pautas feministas que avançam nas Universidades, ruas e periferias, trazendo-as para dentro do PT”, destacou a vereadora paulistana Juliana Cardoso, também presente no encontro.

A militante da Marcha Mundial das Mulheres, Vera Machado, conclamou todas as petistas a irem à luta. “Nós não somos mercadoria e a nossa luta é todo dia.”

Na sequência, houve filiação coletiva ao PT. A Secretária Estadual de Mulheres do PT –SP, Débora Pereira deu as boas-vindas às novas companheiras. “O PT é o único partido que teve coragem de enfrentar as estruturas de marginalização do nosso povo, que coloca pobre e preto na universidade. Ser petista é lutar por um mundo mais justo todo dia, é não fugir da luta! Sejam bem-vindas, companheiras!”

Em seu discurso, Anne Karolyne Moura reforçou a necessidade de unidade de todas as mulheres. “Este encontro mostra que as mulheres estão mobilizadas. A nossa luta é dialogar com as mulheres reais, todas que foram atingidas pelas políticas de exclusão em curso”, destacou a dirigente.

Representando as novas filiadas, a escritora feminista Clara Averbuck fez um relato emocionado do episódio de violência que sofreu. “E eu sei que agora vão me xingar de petista e agora sou mesma! Nós não vamos arregar!”

A finalização do encontro foi a eleição das novas representantes da Secretaria Municipal de Mulheres do PT-SP. Como houve consenso entre as três candidatas, no final do encontro, as companheiras Ana Lidia e Adriana Pereira retiraram as candidaturas e foi aclamadas pelo plenário como a nova secretária municipal de mulheres do PT São Paulo, a companheira Bete Silverio. Esta unidade foi construída sobre um programa, uma agenda comum.

Acompanhe ao vivo, o Encontro Municipal de Mulheres do PT São Paulo – Rosangela Rigo, que acontece na Câmara Municipal de São Paulo.

Publicado por PT São Paulo em Domingo, 26 de novembro de 2017

Por Elineudo Meira, do Diretório Municipal do PT de São Paulo