Em Vitória da Conquista, Zé Raimundo combate a PEC 241

Manifestações contra governo golpista crescem em cidade baiana; Zé Raimundo reforça discurso contra cortes em saúde educação

Foto: Lula Marques/Agência PT

Em Vitória da Conquista, a resistência ao golpe e às medidas que devem retirar o direito dos trabalhadores impulsionam a candidatura de Zé Raimundo (PT). O candidato que dará continuidade às políticas do PT, há 20 anos à frente da prefeitura da cidade baiana, é quem está fazendo a discussão contra medidas como a PEC 241.

Sobretudo porque seu adversário, Herzen Gusmão (PMDB), é do mesmo partido que o presidente golpista Michel Temer (PMDB), que está liderando a retirada de direitos.

A PEC vai limitar o orçamento da União ao aumento da inflação do ano anterior por 20 anos. Isso significa que, mesmo com crescimento da população ou do país, os gastos do governo não poderão sofrer aumento. Setores como saúde e educação serão impactados, já que regras constitucionais que exigem gastos mínimos nesses setores não terão mais validade.

Zé Raimundo em caminhada em Vitória da Conquista. Foto: Divulgação

Zé Raimundo em caminhada em Vitória da Conquista. Foto: Divulgação

Todo o País está se mobilizando contra a aprovação da medida. O campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, está ocupado por centenas de estudantes desde a noite da última sexta-feira (21). Já na tarde da segunda-feira (24), a população saiu às ruas para protestar contra os cortes.

No campus de Vitória da Conquista da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA), os alunos também estão em ocupação contra a PEC 241. Na Bahia, são 30 universidades ocupadas.

Alunos ocupam UFBA

Alunos ocupam UFBA

Abaixo, veja o relato de Larissa Pereira, pedagoga do município, sobre porque a PEC 241 afetará a vida dos professores e porque Herzen representa esse projeto na cidade. O vídeo foi retirado do programa eleitoral de Zé Raimundo:

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast