Emidio de Souza: Algo está errado

Presidente estadual do PT/SP escreve sobre o PED ocorrido no último domingo, 9, e sobre as análises parciais e antipetistas da mídia monopolizada

Tribuna de Debates do PT

Nossa militância é um exército de teimosos que não se cansa e foi às urnas neste 9/4

Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4 mil municípios em todo o país após intenso processo de debates.

Algo está fora da curva. Esse mesmo partido e sua principal liderança são perseguidos pela mídia em estreita colaboração com o aparato do Estado e, contra todos os prognósticos, começa a retomar a confiança do povo para reassumir seu papel histórico.

Algo está fora da minha compreensão. O Secretário de Formação deste Partido, Carlos Árabe, vai a um dos jornais da mídia monopolizada para dizer o que o jornal quer ouvir. Que a participação de 250 mil filiados no PED é baixa e se deve ao suposto predomínio da corrente majoritária, a CNB. Isso mesmo. De novo Árabe desconsidera os ataques que sofremos e as mudanças nas regras aprovadas pelo Diretório Nacional e empresta sua voz de dirigente nacional para dar legitimidade às análises parciais e antipetistas da grande mídia.

A longuíssima permanência de Árabe na Executiva Nacional talvez tenha afastado o Secretário de Formação Política do sentimento dos milhares de homens e mulheres que formam nosso principal patrimônio, nossa militância. Esse exército de teimosos que não se cansa e não se dobra e que foi às urnas neste 9/4 não para repetir o PED de quatro anos atrás, mas para reafirmar sua crença neste partido que ainda dará muito a este país.

Algo está errado. E não são os milhares que atenderam ao chamado, e sim os que desprezam tamanho esforço.

Por Emidio de Souza, presidente estadual do PT/SP, para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores