Encontros regionais debatem fortalecimento do governo federal

Participantes apontaram desafios e reflexões necessárias para o partido enfrentar a crise de popularidade

A Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI) do PT realizou nesta última sexta-feira (20) e sábado (21) uma nova rodada de Encontros de Prefeitos, Vice-Prefeitos Vereadores, Deputados Estaduais e Federais do partido. O evento aconteceu em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) e foram coordenados pelo dirigente da SNAI, deputado federal Reginaldo Lopes (MG).

Os participantes debateram a reforma política, a construção de um novo pacto federativo, os desafios da legenda para 2016 e as formas de fortalecer o governo federal diante das críticas que chegam ao extremo pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

“Há uma campanha sistemática contra nós. Quando acabaram as eleições, o PT, por não ter mais programas de televisão, não ter mais inserções, de fato desmobilizou um pouco sua base social. A oposição mudou seu padrão de organização e continuou fazendo ofensiva. Isso levou ao aumento de uma crise política”, disse Lopes.

A respeito dos protestos, o deputado declarou que foram várias as reivindicações da população. Para ele, a minoria levanta a bandeira de intervenção militar, guiados por lideranças oposicionistas, querendo “impor uma pauta fascista, uma pauta golpista, da volta da ditadura contra a legalidade da eleição da presidenta Dilma”, reforçou.

Lopes destacou o lançamento do pacote anticorrupção e ressaltou que o atual governo é responsável por uma maior apuração da corrupção, por isto acabam escancarando os esquemas ilegais, enquanto em governos anteriores, os crimes eram “empurrados para baixo do tapete”, passando a falsa ideia de uma administração incólume.

“É meio fascista alguém acreditar que se tirar o PT, tirar a Dilma, acabará a corrupção. A sociedade não aceita mais golpe, seria apenas acabar com a apuração da corrupção”, afirma.

Diálogo – O deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT) afirmou que o governo enfrenta uma crise de credibilidade política. O parlamentar salientou que algumas medidas tomadas pelo governo, como os ajustes no recebimento do seguro desemprego, prejudicam os trabalhadores que atuam de forma sazonal, devido à natureza da profissão, como as pessoas que trabalham na área agrícola.

Sirineu Moleta, vice-prefeito de Tabaporã (MT), pediu mais atenção para as questões municipalistas e acredita que os movimentos sociais que apoiam o governo federal, e que foram às ruas no último dia 13 de março, precisam de uma resposta objetiva às suas demandas.

O Deputado Estadual Valdir Barranco (PT-MT) enfatizou a necessidade da Presidenta Dilma Rousseff viajar mais e dialogar mais com a sociedade.

A SNAI está percorrendo o país, em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), para debater a reforma política, um novo pacto federativo e a conjuntura eleitoral e os desafios para 2016. O próximo encontro acontecerá nos dias oito e nove deste mês no Estado do Amazonas.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI)

PT Cast