Endividamento das famílias e inadimplência caem em julho

Consumidor brasileiro demonstra ser cauteloso no uso do crédito

O nível de endividamento das famílias das famílias brasileiras caiu 2,2 pontos percentuais em julho deste ano, na comparação com julho de 2013, ao recuar de 65,2% para 63%. Já o percentual das famílias com dívidas ou contas em atraso recuou 3,5 pontos percentuais (de 18,9% para 22,4%), no mesmo período.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (17) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “A postura mais cautelosa das famílias em relação ao endividamento também vem impedindo a alta da inadimplência”, diz o economista da CNC Bruno Fernandes.

O cartão de crédito continua como o principal meio de endividamento das famílias (76,6%); seguido pelos carnês (16,3%) e pelo financiamento de veículos (13,2%). A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais do país e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil