Enem 2015 terá novas regras; prova será em outubro

Agora, o estudante beneficiado com isenção da taxa de inscrição que faltar a prova terá que justificar a ausência

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá novas regras a partir de 2015, conforme anunciou o ministro da Educação, Janine Ribeiro, nesta quinta-feira (14). A prova deste ano está marcada para acontecer nos dias 24 e 25 de outubro, em todo o Brasil. As inscrições abrem dia 25 de maio e terminam em 5 de junho.

Entre as mudanças anunciadas estão as novas regras para os candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição e o fim do envio do comprovante de inscrição pelo correio, medida que deve gerar uma economia de R$ 18 milhões aos cofres públicos.

“Com algumas medidas vamos reduzir 20% dos gastos em relação ao ano passado, mas nossa meta principal é fazer o Enem e não fazer economia”, pontuou Janine Ribeiro, em coletiva de imprensa.

rena_imprens00757

(Foto:Valter Campanato/Agência Brasil)

A partir de agora, o candidato que solicitar isenção da taxa de inscrição e não comparecer para fazer a prova terá de justificar a ausência. Caso contrário, o candidato não poderá pedir isenção no ano seguinte. Após 10 anos sem reajuste, a taxa sofreu um aumento e passa a ser de R$ 64.

Segundo o ministro da Educação, pouco mais de 60% dos estudantes que não comparecem no dia da prova são candidatos isentos. “Com essa medida os recursos públicos serão economizados. Além disso, essa é uma questão de ética. Uma pessoa não pode ter isenção e jogar fora esse recurso sem um motivo. Educação é também ter responsabilidade com os próprios atos e com o setor público”, declarou.

Podem se beneficiar da isenção da taxa de inscrição os estudantes atualmente matriculados na rede pública e que vão concluir o ensino médio em 2015. Candidatos de baixa renda também serão isentos.

Outra mudança é em relação ao início das provas, que passa a ocorrer 30 minutos após o fechamento dos portões. No entanto, o prazo máximo para entrada no local das provas continua o mesmo, às 13h, horário de Brasília. No sábado, dia 24, os alunos testarão o conhecimento nas provas de ciências humanas e de ciências da natureza. No segundo dia, 25, linguagens, matemática e redação. Neste dia, o exame durará uma hora e meia a mais do que no dia anterior, tendo 5 horas e meia de duração.

Segundo Janine, 1714 municípios vão sediar as provas do Enem e quase 19 mil locais de prova serão preparados. “Fazemos uma estimativa de que 9 milhões de pessoas devem se inscrever. No ano passado foram 8,7 milhões, desses 6,2 milhões compareceram”, disse.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast