Enem bate recorde de inscrições

Mais de 9,5 milhões de pessoas inscreveram-se para o exame. Taxa de inscrição deve ser paga até 28 de maio para confirmar a participação

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bateu novo recorde na edição 2014, com 9.519.827 inscrições. Os dados, divulgados pelo Ministério da Educação, mostram que o aumento de candidatos, se comparado a 2013, é de 21,8%. Segundo o ministro do órgão, Henrique Paim, a alta procura demonstra o interesse do brasileiro em qualificar-se para crescer por meio da educação.

“Todo ano acreditamos que alcançamos um determinado patamar com as inscrições, mas neste chegamos, mais uma vez, à conclusão que há uma grande expectativa em relação ao Enem”, declarou. A nota obtida no exame dá a oportunidade aos candidatos de garantirem vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e bolsas de estudo em instituições privadas, pelo o Programa Universidade Para Todos (Prouni)

Permite, também, que o estudante solicite Financiamento Estudantil (Fies), vagas em instituições de ensino técnico, pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e bolsas para intercâmbio estudantil, no Ciência Sem Fronteiras.

Para confirmar a inscrição é necessário pagar taxa de R$ 35, até às 16h do dia 28 de maio. Estão isentos da cobrança alunos de escolas públicas ou aqueles cuja a renda familiar mensal seja inferior a 1.086 reais. Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, em 1.699 municípios brasileiros.

Segurança – A entrada dos locais de provas do Enem contará com detector de metais. A medida visa aperfeiçoar os procedimentos de segurança contra fraudes na aplicação das provas. “A logística tem que ser cada vez mais reforçada para garantir segurança e mais isonomia nas provas”, explicou Paim.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast