Enem tem 7,7 milhões de inscrições confirmadas

Do total, 5,76 milhões estão isentos do pagamento da taxa de inscrição

A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 7.746.057 inscritos. Desses, 5,76 milhões estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. As informações foram divulgadas na sexta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A maior parte de inscritos é da região Sudeste, com 2,8 milhões de participantes, seguida do Nordeste, com 2,5 milhões. A região Sul tem 916 mil inscritos, a Norte, 818 mil, e o Centro-Oeste, 703 mil. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

Mudanças – A partir desta edição, o estudante que conseguir isenção e não comparecer à prova não poderá solicitar novamente a isenção na taxa em 2016. Neste ano, o cartão de confirmação do candidato estará disponível apelas no site do Enem.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão terminando o ensino médio ou que já concluíram essa etapa de ensino em anos anteriores. Estudantes que não terminaram o ensino médio este ano podem fazer o exame como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

A nota pode ser utilizada para conseguir uma vaga em uma universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é critério para a conquista de uma bolsa em instituição particular pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa Ciência sem Fronteiras.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast