Entreguismo: Embraer ameaçada de desnacionalização

Segundo notícia veiculada pelo influente jornal norte-americano ‘Wall Street Journal’, a Boeing está preparando conversações para “comprar a Embraer”

Divulgação

Embraer é um conglomerado brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares

As Bancadas do PT no Senado e na Câmara divulgaram nota para externar extrema preocupação com a notícia de que a Boeing está entabulando conversações para “comprar a Embraer”.

“Embora ainda não esteja esclarecido qual o escopo do negócio em andamento, é preciso salientar que em todo o mundo empresas que desenvolvem tecnologia dual e militar, como a Embraer, são rigidamente reguladas por seus governos, dado o evidente caráter estratégico de sua produção”, alertam as duas bancadas.

“O governo norte-americano jamais permitiria que a Boeing fosse comprada por chineses ou quaisquer outros estrangeiros”, advertem os dirigentes petistas.

NOTA

As lideranças das Bancados do PT no Senado e Câmara veem com extrema preocupação a notícia, veiculada pelo influente periódico norte-americano ‘Wall Street Journal’, de que a Boeing está entabulando conversações para “comprar a Embraer”.

Embora ainda não esteja esclarecido qual o escopo do negócio em andamento, é preciso salientar que em todo o mundo empresas que desenvolvem tecnologia dual e militar, como a Embraer, são rigidamente reguladas por seus governos, dado o evidente caráter estratégico de sua produção.

O governo norte-americano jamais permitiria que a Boeing fosse comprada por chineses ou quaisquer outros estrangeiros.

Por isso, quando a Embraer foi privatizada, o Estado brasileiro houve por bem manter ações golden-share da empresa, as quais asseguram o poder de veto, ante as seguintes alterações: mudança de denominação da Companhia ou de seu objeto social; alteração e/ou aplicação da logomarca da Companhia; criação e/ou alteração de programas militares, que envolvam ou não a República Federativa do Brasil; capacitação de terceiros em tecnologia para programas militares; interrupção de fornecimento de peças de manutenção e reposição de aeronaves militares; e transferência do controle acionário da Companhia.

Não sabemos qual será o comportamento do governo golpista no caso. Contudo, face ao caráter vergonhosamente entreguista do governo Temer, não duvidamos que tal governo possa estar avalizando uma real venda da Embraer, com transferência de seu controle acionário à Boeing.

Caso essa hipótese se verifique, o Brasil estará renunciando a sua grande indústria de ponta. Além disso, essa possível transferência teria profundas implicações na Defesa Nacional, pois o Brasil perderia a capacidade de desenvolver, de forma relativamente autônoma, tecnologia na sensível área aeroespacial.

Os aviões tucanos, supertucanos e o cargueiro KC-390, por exemplo, passariam a ser aviões norte-americanos. E o Projeto FX2, que prevê transferência de tecnologia da SAAB sueca para a Embraer perderia a sua razão de ser.

As Bancadas do PT estarão atentas a essa possível nova agressão à soberania nacional e não permitirão que o governo Temer avalize a entrega da nossa principal empresa aeroespacial, que demandou décadas de esforços nacionais para ser construída e que é, com razão, motivo de grande orgulho para todos brasileiros.

Brasília, 21 de dezembro de 2017.

Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) – Líder da Bancada no Senado

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – Líder da Bancada na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast