Equipe econômica prevê mais emprego e menos inflação

Joaquim Levy assume o Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, o Planejamento, e Alexandre Tombini continua no Banco Central

A nova equipe econômica, anunciada nesta quinta-feira (27), vai trabalhar pelo “crescimento da economia, o controle rigoroso da inflação, a estabilidade fiscal e a geração de emprego”. A informação foi dada pelo futuro ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Joaquim Levy, indicado para a pasta da Fazenda, afirmou que será “um privilégio” substituir o atual ministro Guido Mantega. Alexandre Tombini continuará na presidência do Banco Central.

Segundo Joaquim Levy, será prioridade para o governo estabelecer a meta do superávit para os próximos anos de modo a garantir a estabilização e a diminuição da dívida pública. “Para esse fim, o governo federal dará o exemplo, aumentando sua poupança, que é o superávit primário. E contribuirá para que outros entes sigam o mesmo caminho”, disse.

Tombini afirmou que o BC vai atuar para garantir a convergência da taxa de inflação para o centro da meta, que é de 4,5%.

Conheça os perfis dos novos ministros da equipe econômica:

Dilma anuncia Levy na Fazenda e Barbosa no Planejamento


Por Tiago Falqueiro, da Agência PT de Notícia

PT Cast