Erik Bouzan é o novo secretário da JPT-SP

Congresso ocorreu no final de semana, em Franco da Rocha

Neste domingo (8), a Secretaria Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores de São Paulo encerrou o seu 3º Congresso, no acampamento Estância dos Sonhos, em Franco da Rocha, na região metropolitana.

Com o objetivo de eleger o novo secretário (a) estadual e debater sobre a luta contra o extermínio da juventude negra – eixo principal do 3° Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT), que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de novembro, em Brasília, no Distrito Federal – o Congresso reuniu cerca de trezentos jovens filiados e filiadas, sendo 145 foram delegados e delegados eleitos em seus diretórios municipais da legenda, e elegeram o ex-secretário municipal da juventude do PT da Capital, Erik Bouzan, como o novo secretário estadual do PT-SP.

Com 84 votos, em segundo turno do processo de votação, Erik derrotou o ex-diretor de políticas educacionais da União Nacional dos estudantes, a UNE, Pedro Paulo, de 22 anos, de São José dos Campos, que obteve 52 votos.

No primeiro turno, o Congresso foi disputado por cinco candidatos (as). Além de Erik e Pedro Paulo, Najara Leite, de 27 anos, da cidade de Araçatuba, que é estudante de história, da UNIESP – Faculdade Birigui, no interior paulista e representou a tese Conexão das Tribos; João Luis, outro estudante de história, esse com 21 anos e representando a cidade de Guaratinguetá e a tese: A esperança é vermelha, e Helton Silva, de 22 anos, ex-secretário geral da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e representante da tese Avante, apresentaram suas candidatura. Contudo, antes da disputa, João Luis retirou sua candidatura e declarou apoio a Helton Silva.

Após o resultado, o novo secretário municipal da juventude do PT paulistano, Erik Bouzan disse que o saldo do processo foi bem vitorioso e representativo. “Pra mim é uma responsabilidade muito importante, histórica, de liderar e de seguir como secretário estadual neste período, um período muito importante para o PT e também para a juventude”, afirmou Erik.

Presente no encontro, o Secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, disse que o encontro cumpriu o seu papel e mostrou o potencial dos jovens paulistas. Jefferson frisou que o PT sai desse congresso com muita capacidade de transformação. “Uma rica mobilização, com a participação de diversos municípios mostra que juventude do PT de São Paulo tem um potencial enorme de conseguir, no próximo período, travar as batalhas que são necessárias. Primeiro para enfrentar essa onda conservadora que o estado de São Paulo apresenta e, segundo, para a gente poder, juntamente com o conjunto dos movimentos sociais, travar um processo de muita batalha por mais avanços, mais mudanças. Acho que a juventude do PT sai desse congresso com muita capacidade”, frisa.

Resultados:

Chapas

1 – Pra Ocupar São Paulo!
2 – Mudar a JPT
3- Por uma juventude do PT do tamanho de São Paulo
4 – Conexão das Tribos

Resultado do primeiro turno:

Pedro Paulo: 54
Erik Bouzan: 47
Helton Silva: 28
Najara Leite: 19

Por Elineudo Meira, do Linha Direta

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast