Esqueçam o Moro, a prioridade é eleger Mineiro, diz Lula em Natal

A 10 dias das eleições municipais, ex-presidente diz que a militância não pode se deixar levar pelas ações midiáticas do Judiciário contra o PT

Lula com Fernando Mineiro e Fátima Bezerra em Natal Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Natal (RN), nesta quinta-feira (22), onde participou de um almoço para levantar fundos para a candidatura a prefeito de Fernando Mineiro (PT) e de um ato público na Praça da Árvore, no bairro Mirassol, onde animou a militância a empenhar-se pela campanha municipal, apesar dos esforços da Força Tarefa da Operação Lava jato em criar eventos midiáticos para desestimular a militância e os eleitores petistas.

Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

Lula esteve, antes, no Ceará, onde também participou de atos ao lado de candidaturas petistas em diversos municípios, e seguiu para Pernambuco, próxima parada das viagens que está realizando pelo Nordeste acompanhado do presidente nacional do PT, Rui Falcão, do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, e outras lideranças políticas.

“Eu não vim aqui para falar ‘fora’ ninguém. Eu vim falar ‘dentro’ Mineiro. E é sobre isso que eu quero falar. Nestes 10 dias que faltam para as eleições é muito importante a gente acreditar que a gente pode, na nossa capacidade de convencimento. É muito importante a gente saber que a gente é melhor que os nossos adversários”, afirmou.

Eu não vim aqui para falar ‘fora’ ninguém. Eu vim falar ‘dentro’ Mineiro.

Lula relembrou que o Partido dos Trabalhadores detém o mérito de ser o partido que mais fez políticas públicas de distribuição de renda e inclusão social na história do país, além de ressaltar a importância das ações de democratização de decisão política das prefeituras petistas.

“O Orçamento Participativo, por exemplo, que os outros partidos nunca notaram, garante o direito que cada mulher e cada homem ser convocado para participar do orçamento e decidir onde será investido cada centavo da cidade. Se é num hospital, numa escola, numa ponte, num campo de futebol… É o povo que decide. E é o melhor exemplo administrativo, levado ao mundo inteiro. Se você for a Franca ou pra Alemanha, você vai ouvir as pessoas falando do Orçamento Participativo”, afirmou o ex-presidente.

Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

Lula enviou ainda um recado às candidaturas nas eleições municipais que têm aliados em Brasília que articularam e consolidaram o golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff e que agora maquinam a retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Em Natal, concorrem com Mineiro o prefeito Carlos Eduardo (PDT), primo e afilhado político de Henrique Alves e Garibaldi Alves (ambos do PMDB); Márcia Maia (PSDB), cujo partido votou pelo golpe e integra o governo usurpador de Michel Temer (PMDB); e Kelps Lima, do Solidariedade de Paulinho da Força, que, além de apoiar o golpe, foi um dos 10 deputados federais que votaram pela absolvição de Eduardo Cunha (PMDB).

“Não é normal a gente aceitar que as mesmas pessoas que rasgaram a constituição, que deram um golpe neste país, que caçaram a Dilma e caçaram o voto de vocês peçam voto na rua na maior desfaçatez, sem lembrar que eles caçaram o voto de vocês na Dilma em 2014. Teve gente aqui que foi ministro da Dilma, teve dois… e essa gente vai pedir voto. Nessa hora, vocês tem de dizer: devolva o meu voto que vocês tiraram”, disse o ex-presidente.

Lula criticou o “autoritarismo” e a “arrogância” da prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no hospital onde acompanhava um tratamento de saúde de sua esposa, decretada pelo juiz Sérgio Moro na manhã desta quinta-feira, mas reafirmou que o foco deste momento devem ser a eleições.

“Cada vez que eu venho aqui, parece que as coisas se repetem… As mesmas famílias há anos e anos e anos. Às vezes parece que tem uma novidade, mas aí é parente de um ou de outro. Então a principal novidade que temos é o Mineiro. Não vamos ficar com ‘fora Temer’, ‘volta Lula’, vamos esquecer o Moro. A prioridade é eleger Mineiro”, concluiu Lula.

Operação Boca de Urna

“Hoje foi um dia daqueles difíceis, que a gente acorda e é tomado de muita indgnação e tristeza quando a gente vê que os nossos adversários não tem nenhum limite na maldade que querem fazer conosco, pela simples razão de divergir das nossas idéias e daquilo que fizemos pelo país. Eu quero publicamente repudiar a desumanidade que a Justiça partidarizada fez contra o Guido Mantega”, disse Mineiro.

O candidato petista ressaltou que o próximo grande gesto de rebeldia contra o autoritarismo dos adversários políticos do PT será manifestado nas urnas. “Se trata muito mais do que votar nos candidatos a prefeito e a vereador do PT e do PCdoB. Se trata de demonstrar, com um gesto simples, como o nosso voto, que vamos enfrentar o golpe nas ruas e nas urnas. Se trata de compreender que o golpe vai passar a agir sobre as cidades, a depender do resultado das eleições”, ponderou.

“A operação que foi feita hoje, contra o Mantega, deveria se assumir e chamar Operação Boca de Urna. Esse é o nome da operação que a Justiça partidarizada fez hoje para deixar nossa militância cabisbaixa, na defensiva, sem vontade de lutar. Mas eles se enganam. Nós não tememos enfrentá-los nas ruas e nas urnas”, completou.

Legado de Cidadania

A senadora Fátima Bezerra, em fala emocionada à militância, ponderou que tem observado pelas ruas que as ofensivas da aliança jurídico-midiática contra o PT estão tendo o efeito contrário.

“Eles querem simplesmente destruir a maior liderança popular que este país já teve. Mas não conseguirão. Quanto mais cresce o ódio, mais cresce a admiração popular por Lula. As idéias que Lula e o PT defendem se tornaram um legado de dignidade e cidadania para o povo brasileiro. Por isso não conseguirão nos calar de maneira nenhuma”, disse.

A senadora afirmou que a primeira resposta do povo de Natal à agenda de retirada de direitos que os golpistas defendem será a eleição de Mineiro prefeito em 2016, e, em 2018, o retorno de Lula à Presidência da República.

Por Diego Sartorato, de Natal, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast