Esquerda em luto: Morre Marco Aurélio Garcia

Assessor especial para assuntos internacionais dos governos Lula e Dilma foi importante líder na elaboração e execução da política externa do País

Kamilla Ferreira/Agência PT

Marco Aurélio Garcia foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira

Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais durante os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita Dilma Rousseff faleceu nesta quinta-feira (20), aos 76 anos, vítima de um infarto. O velório é realizado nesta sexta (21) no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de SP até meia noite; depois, o corpo será cremado.

Atuante no Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação no colégio Sion, Garcia era professor aposentado do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e historicamente vinculado à esquerda nacional.

Garcia foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo de Lula, além de ser um dos grandes idealizadores do Brics – grupo de países de economia emergente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e defensor do fortalecimento das relações Sul-Sul, priorizando parcerias com países em desenvolvimento.

Na Unicamp, marcou a história do IFCH como um dos fundadores do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), que se tornou um importante centro de pesquisa e preservação de documentos sobre a história social do trabalho. Dirigiu o arquivo no final da década de 70, período em que funcionava nos porões do Instituto. Garcia defendia que o AEL deveria ser tão grande quanto sua capacidade de preservar a memória.

Chamado de MAG pelos amigos mais próximos, nasceu em Porto Alegre e atuou no movimento estudantil de esquerda. Foi vice-presidente da UNE nos anos 60 e vereador na capita gaúcha. Nos anos 70 viveu exilado na França e no Chile, voltando em 1979 com a anistia e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores.

Foi Secretário de Cultura nos municípios de Campinas (1989-1990) e São Paulo (2001-2002), e vice-presidente do PT de outubro de 2005 a fevereiro de 2010. Nas eleições de 1994, 998 e 2006 coordenou o Programa de Governo do Presidente Lula, e também o Programa de Governo da Presidenta Dilma Rousseff na eleição de 2010.

Em 1990, como Secretário de Relações Internacionais do PT, foi um dos organizadores e fundadores do Foro de São Paulo, que reúne a esquerda da América Latina e Caribe.

Formou-se em Filosofia e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi pós-graduado na Escola de Altos Estudos e Ciências Sociais de Paris. Além da Unicamp, também foi professor na Universidade do Chile, na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, e nas Universidades Paris VIII e Paris X, na França.

Fez uma de suas últimas análises críticas da conjuntura nacional e internacional para a Agência PT de Notícias, sobre o fracasso do governo golpista, comentando também que o golpe trará mais efeitos negativos para o Brasil.

Nas redes sociais, parlamentares lamentaram a morte do intelectual que era integrante do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo (FPA).

Marco Aurélio Garcia era porto-alegrense. Foi vice-presidente da UNE, vereador em Porto Alegre, militante pelo fim da…

Publicado por PT Porto Alegre em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

É com enorme pesar que nos despedimos hoje do companheiro Marco Aurélio Garcia. Referência para o campo da esquerda, ele…

Publicado por Juventude do PT Nacional em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

É com pesar que recebo a triste notícia do falecimento de Marco Aurélio Garcia, um grande brasileiro, amigo e…

Publicado por Wellington Dias em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

Nota de Pesar: PT-SP lamenta o falecimento do professor Marco Aurélio Garcia O Diretório Estadual do PT de São Paulo…

Publicado por PT Paulista em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

 

Publicado por Luiz Couto em Sexta, 21 de julho de 2017

 

 

Fundador do PT, professor do Departamento de História da Unicamp, assessor especial dos presidentes Lula e Dilma na área…

Publicado por Ana Perugini em Sexta, 21 de julho de 2017

 

 

Publicado por Afonso Florence em Sexta, 21 de julho de 2017

 

 

Lamento muito a morte do companheiro e professor Marco Aurélio Garcia.Ele teve uma atuação fundamental nos governos…

Publicado por Juca Ferreira em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

NOTA| MARCO AURÉLIO GARCIA, PRESENTE!Neste momento crítico, a memória de MAG estará sempre presente naqueles que acreditam num Brasil forte, próspero e independente. Leia mais:

Publicado por PT no Senado em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

 

Marco Aurélio Garcia nos deixou hoje, mas sua presença estará sempre em cada um de nós.Homem de ideias e de ação,…

Publicado por Nelson Pelegrino em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

 

Sofremos hoje uma perda irreparável. Morreu, por infarto, o companheiro Marco Aurélio Garcia. Marco Aurélio iniciou…

Publicado por Alberto Cantalice em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

Consternado recebi a notícia do falecimento do professor MARCO AURÉLIO GARCIA, um dos fundadores do PT.O professor…

Publicado por Nilto Tatto em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

Foi com triste surpresa que recebi, na tarde desta quinta-feira (20), a notícia da morte do companheiro Marco Aurélio…

Publicado por Humberto Costa em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

#NotaDePesarFomos surpreendidos com a notícia da morte do companheiro Marco Aurélio Garcia, 76 anos, vítima de um…

Publicado por José Mentor em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

 

Publicado por Dilma Rousseff em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

O PT está de LUTO. Hoje recebemos a triste nóticias para todos nós do Partido dos Trabalhadores, o falecimento do…

Publicado por Zeca do PT em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

Ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais dos governos Lula e Dilma Rousseff e…

Publicado por Jaques Wagner em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

Sofremos hoje uma perda irreparável.Morreu, por infarto, o companheiro Marco Aurélio Garcia. Marco Aurélio iniciou sua…

Publicado por Pepe Vargas em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

Faleceu hoje, vítima de infarto, o professor MARCO AURÉLIO GARCIA, ex-assessor de Lula para assuntos internacionais. Um…

Publicado por Elvino Bohn Gass em Quinta-feira, 20 de julho de 2017

 

Pepe Vargas, presidente do PT-RS, também lamentou a morte de Marco Aurélio:

O PT e o Brasil perderam hoje um de seus maiores defensores da democracia e dos direitos humanos. O gaúcho Marco Aurélio Garcia nos deixa no momento em que se prescinde de homens de coragem para redemocratizar o País. Como um dos maiores intelectuais de seu tempo deu enorme contribuição na construção e concepção do Partido dos Trabalhadores, como um dos conselheiros mais próximos de Lula nos anos 80 e na coordenação de programas dos nossos governos.

Marco Aurélio iniciou a militância ainda como estudante. Foi dirigente da UNE, foi vereador em Porto Alegre e se autoexilou no período da ditadura militar, quando era perseguido por suas posições progressistas. Sua participação mais recente e que teve peso e repercussão nos governos petistas foi de Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República no governo de Dilma Rousseff, mesmo cargo que ocupou no governo Lula.

Marco Aurélio, que começou cedo na luta em defesa da democracia e dos direitos do povo, vai fazer falta nas lutas deste próximo período. Mas aqui, entre nós, estará sempre presente.

Doutor Rosinha, presidente do PT-PR também lamentou a perda:

Muito do que sei sobre política exterior e relações internacionais, devo aos conhecimentos e à dedicação incansável do amigo Marco Aurélio Garcia.

Sempre disposto a orientar e auxiliar as tomadas de decisão e as ações dos mandatos petistas e do Partido nos temas internacionais, Marco Aurélio foi um homem que contribui enormemente – dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) e depois no dia a dia dos governos de Lula e Dilma – na construção de uma política externa forte, que colocasse o Brasil em uma posição digna e condizente com sua importância geopolítica e com sua importância também enquanto nação soberana, livre e solidária.

Até o último momento, ele dedicou sua vida a essa missão e mais do que lamentar a perda inestimável desse companheiro e professor, só tenho a agradecer por sua amizade, por sua grandeza de espírito, por sua preocupação constante e por seu olhar carinhoso com os povos pobres e oprimidos no mundo todo.

Seus feitos, legados e sua memória não serão esquecidos pela militância e pela direção partidária. Assim como merecem continuidade em debates e pesquisas acadêmicas, nas formações de base e na auto estima do povo que ele tanto quis ver feliz, valorizado e autônomo.

Valter Pomar, que foi dirigente nacional do Partido dos Trabalhadorestambém lamentou a perda:

O companheiro Marco Aurélio Garcia faleceu nesta manhã.  Presidente nacional do PT e secretário de relações internacionais do PT. Secretário executivo do Foro de SP. Assessor especial de Lula e de Dilma na Presidência da República.
Secretário de cultura em Campinas. Professor da UNICAMP, historiador. Exilado na França e no Chile durante a ditadura militar. Vereador em Porto Alegre pelo PCB. Militante do movimento estudantil. No momento não ocupava nenhum cargo na direção do PT.
Marco Aurélio, presente!!!!

Washington Quaquá, presidente do PT-RJ, também comentou:

Lamentável!

O PT, a nação brasileira que iniciamos e almejamos construir, o povo brasileiro embora possa nem desconfiar disto, a esquerda e todos nós perdemos uma figura maior! Um daqueles que não nascem em linha de produção, porque é fruto do Velho artesanato humano é divino, pra quem acredita.

Surprendente a morte de Marco Aurélio Garcia, um dos grandes responsáveis por tudo que somos e nos transformamos: o maior fenômeno político e social da história do povo brasileiro.

Um historiador que mais que tudo fez história!

Nota de pesar do PT na Câmara

A Bancada do PT na Câmara registra com profundo pesar a morte, nesta quinta-feira (20/7), do professor, companheiro e amigo Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais. Ele teve papel central na formulação da política externa empreendida durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi um dos idealizadores do BRICS e defensor incansável do fortalecimento das relações Sul-Sul.

Como militante e dirigente do Partido dos Trabalhadores, teve importância estratégica na construção do dia a dia do partido e nas formulações de suas políticas. Conhecedor profundo da História, Marco Aurélio Garcia criou pontes entre o Brasil e a América Latina, à luz da solidariedade internacional, bandeira que sempre defendeu ao longo da vida. Por onde passou deixou sua marca: uma pessoa alegre, culta e preocupada com o desenvolvimento com justiça social. Um exemplo de companheirismo, de compromisso com um Brasil soberano e com a construção de um mundo mais justo. Perdemos um grande brasileiro.

Neste momento de dor, a Bancada do PT manifesta à família e aos amigos os mais sinceros sentimentos de pesar.

Brasília, 20 de julho de 2017

Carlos Zarattini (SP), Líder do PT na Câmara dos Deputados

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast