Esse golpe não é contra mim, é contra o projeto que represento, alerta Dilma

Presidenta ressalta que tentativa de golpe da oposição pretende prejudicar as conquistas sociais promovidas pela gestão PT ao longo de 13 anos no poder

Brasília- DF 14-09-2015 Presidenta Dilma Rouseff. (Foto: Lula Marques/Agência PT)

Ao participar do 1º Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores, em São Bernardo do Campo (SP), nesta quarta-feira (14), a presidenta Dilma Rousseff foi enfática ao dizer que as tentativas de tirá-la do poder visam interromper o projeto vitorioso que ela representa.

“A regra do jogo é primeiro os interesses deles, depois os interesses do povo brasileiro. Esse golpe não é contra mim, é contra o projeto que eu represento”, declarou.

“Um projeto que colocou as pessoas de pé, com alto estima. É um discurso golpista contra as conquistas históricas dos trabalhadores”, completou a presidenta.

Dilma acusou setores da oposição de tentarem um “golpe disfarçado”. “Tem cara de golpe, mão de golpe, pé de golpe. O que eles querem? Querem um atalho para o poder, querem um atalho para chegar mais rápido em 2018”, disse.

Ao reforçar que tem “reputação ilibada”, a presidenta ressaltou que o Brasil passa por uma situação econômica fragilizada, mas disse que o País retomará, em breve, o crescimento econômico.

“Estamos trabalhando com toda energia para enfrentar a crise. O Brasil não vai retroceder. Vamos dar um basta no golpismo”, reforçou.

A presidenta levantou uma série de razões que, segundo ela, motivam a oposição a apostarem no “quanto pior, melhor”. Para a petista, eles não aceitam que as gestões do PT tenham proporcionado ao País “sair do mapa da fome e superar a miséria”.

Sobre os constantes ataques que vem sofrendo, Dilma defendeu-se ao garantir que sua trajetória política é “ilibada” e possui uma “biografia limpa”.

“Tenho certeza que tentaram encontrar alguma coisa contra mim, mas não vão encontrar”, refutou.

Avanços – Ainda durante o discurso, Dilma reforçou as ações que melhoraram a condição de vida dos brasileiros, sobretudo dos agricultores.

Entre elas, a ampliação este ano em 20% de investimento do  Plano Safra de Agricultura Familiar, o programa Luz para Todos, que garantiu aumento na produção de alimentos, o Bolsa Família, e o programa Mais Médicos, que permite o acesso à saúde por moradores da zona rural.

“Os governos se diferenciam e, se você olhar as escolhas políticas que os governos fazem, vocês vão ver se esses governos estão mais do lado do povo ou mais do lado daqueles que sempre tiveram tudo”, lembrou a presidenta.

Aos agricultores, Dilma defendeu o compromisso de garantir, por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a ampliação da oferta de assistência técnica aos produtores rurais e os agricultores familiares. Além disso, prometeu avançar na questão da reforma agrária.

“Fizemos cortes, mas preservamos a alma do governo, como as políticas para agricultura familiar”, disse.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast