Estádios da Copa recebem certificado de sustentabilidade

Quatro arenas foram reconhecidas internacionalmente pelos projetos de compensação ambiental e bom uso dos recursos naturais

Mais um estádio construído para a Copa do Mundo recebeu, nesta terça-feira (17), uma certificação internacional de obra sustentável. A Arena Pernambuco, em Recife, foi o quarto estádio brasileiro a ganhar o reconhecimento de Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED, em inglês), dado pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes. Além dela, o Maracanã  (Rio de Janeiro), a Arena Fonte Nova (Salvador) e o Castelão (Fortaleza) já haviam recebido o título.

Antes de começarem as construções, o Governo criou incentivos de preservação ambiental para os estádios, entre eles a exigência de um plano de sustentabilidade para a liberação de financiamentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Cada um deles apresentou projetos de reaproveitamento de recursos e uso de alternativas energéticas diferentes.

Na Arena Pernambuco, por exemplo, foi construída uma usina de energia solar, que gera 30% da eletricidade necessária para manter o estádio. Ações de incentivo à carona solidária e ao uso do transporte público foram o grande destaque do Castelão. Em Salvador, a Arena Fonte Nova foi elogiada por reciclar 90% dos resíduos gerados. Já o Maracanã criou um sistema de captação da água da chuva e reduziu pela metade o seu consumo de água potável.

As arenas já certificadas não são os únicos exemplos de sustentabilidade. Outros estádios também criaram projetos de reaproveitamento energético e de lixo e aguardam a avaliação internacional para receber o selo LEED. São eles: Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Natal e Brasília.

Por Bruno Bucis, da Agência PT de Notícias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast