Estudo indica que perfis falsos e robôs pró-Bolsonaro seguem ativos

De acordo com a amostragem, ainda há pelo menos 2.078 robôs, perfis falsos e militantes mencionando Jair Bolsonaro no Twitter

Uma análise realizada pela empresa AP/Exata no Twitter, com os chamados perfis de interferência – que são ativistas ou contratados – mostrou que a atuação de perfis falsos e robôs na rede social caiu após as eleições, mas ainda há uma quantidade significativa dessas contas agindo com mensagens a favor de Jair Bolsonaro (PSL), e contra Fernando Haddad. As informações são do jornal Folha.

O estudo coletou dados de 145 cidades brasileiras e mostra que o número de perfis de interferência mencionando Bolsonaro ou termos relacionados a ele caiu 73% entre a semana anterior ao segundo turno (de 22 a 28/10) e a primeira semana de dezembro (de 2 a 9/12). Já com Haddad e termos ligados ao PT e à esquerda, a queda foi de 94%.

De acordo com a amostragem, ainda há pelo menos 2.078 robôs, perfis falsos e militantes mencionando Jair Bolsonaro. Para o diretor de Big Data da AP/Exata, Sergio Denicoli, “o fato de ainda estarem em atividade mostra que provavelmente serão usados durante o governo na tentativa de moldar as narrativas e conseguir apoio para determinados temas”.

O total de postagens dos perfis de interferência citando Bolsonaro caiu de 64.378 para 9.735 e no caso de Haddad caiu de 52.297 para 732.

Um dos perfis analisados no teste, de nome “Rodrigo 1988”, foi criado em outubro e compartilha apenas conteúdo pró-Bolsonaro. Em apenas dois meses, foram 3.114 tuítes e 9.815 curtidas, uma média de 43 tuítes e 136 curtidas por dia, muito acima do que o normal para os usuários mais ativos do Twitter.

O Twitter, que não respondeu satisfatoriamente aos questionamentos da justiça durante o processo eleitoral e que tao pouco tomou medidas para combater as notícias falsas, criticou o estudo e em nota afirmou lamentar “que seja dado crédito a um relatório metodologicamente falho, cujos critérios técnicos não conhece”.

O PT não fez e não faz uso de robôs nas redes sociais, conforme esclareceu o secretário de comunicação do partido, Carlos Árabe. “O PT não fez no período eleitoral e nem faz agora uso de robôs ou bots em redes sociais. Toda nossa ação digital se baseia no relacionamento orgânico com nossa base social”.

Da redação da Agência PT de notícias, com informações da Folha