Evo Morales assume com foco na redução da pobreza

A presidenta Dilma esteve em La Paz onde acompanhou a cerimônia de posse do colega boliviano

Evo Morales tomou posse, nesta quinta-feira (22), do terceiro mandato como presidente da Bolívia e governará até 2020. No discurso, Morales assumiu o compromisso de reduzir a pobreza no país andino a um dígito. O mandatário está no cargo desde 22 de janeiro de 2006, quando foi eleito pela primeira vez.

“Até 2020 nos comprometemos e estamos convencidos que vamos reduzir a extrema pobreza a apenas um dígito, a 8% ou 9%”, afirmou. A presidenta Dilma Rousseff esteve presente na cerimônia e fez sua primeira visita ao país vizinho.

Ao chegar à Bolívia, Dilma recebeu do prefeito de El Alto, Edgar Ticona, as chaves da cidade. Ainda compareceram à cerimônia os presidentes da Costa Rica, Luis Guillermo Solís; do Equador, Rafael Correa; do Paraguai, Horácio Cartes; e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Tradição indígena – Evo é o primeiro presidente boliviano com ascendência indígena e a posse começou, ontem, com um ritual ancestral indígena no sítio arqueológico Tiwanaku. Nesta quinta-feira (22), Morales ainda recebeu dirigentes indígenas e sindicais no Palácio Quemado, sede do governo boliviano.

O presidente entregou aos dirigentes a medalha e a faixa presidencial para serem entregues ao Legislativo. Em outubro, Evo Morales foi reeleito com 61,04% da preferência dos eleitores, ou 3.053.846 votos.

Da Redação da Agência PT com informações da Agência Brasil

PT Cast