Extermínio de jovens negros é ‘uma chaga social e racista’ que envergonha nosso País, diz Rui Falcão

Em meio a celebração do Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), o presidente Nacional do PT apresentou “estatísticas sombrias” das mortes de negros no Brasil

Brasília- DF 20-11-2015 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Rui Falcão, na abertura do 3º congresso da juventude do PT. (Foto: Lula Marques/Agência PT)

Em meio a celebração do Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), o presidente Nacional do PT, Rui Falcão, classificou como “chaga social e racista” que “envergonha” o Brasil o extermínio de jovens negros, sobretudo nas periferias.

A fala está em sintonia também com o tema do 3º Congresso da Juventude do PT (3º ConJPT), realizado hoje em Brasília (DF), com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em referências as declarações, o dirigente apresentou “estatísticas sombrias” das mortes de negros no Brasil. Segundo os dados mais recentes do Mapa da Violência no Brasil, o homicídio é a maior causa da morte entre jovens de 15 a 24 anos, principalmente pobres e negros.

“É estarrecedor, também, o crescimento das taxas de homicídio entre jovens de 16 a 17 anos”, disse. Nesta faixa, a taxa de homicídios entre brancos recuou para 6,7% em 100 mil, de 2000 a 2013. No mesmo período, o morticínio entre negros cresceu de 50 para 66,3% em 100 mil; entre as mulheres negras, subiu de 22,9 para 66,7% no decênio.

Em comparação com a evolução da taxa de homicídios entre jovens brancos e negros, a destes últimos atingiu a impressionante marca de 173,6%. “Uma vitimização à beira do genocídio!”, declarou.

Leia o discurso de Rui Falcão, no 3º ConJPT, na íntegra: Discurso – Rui Falcão

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast