Farmácia Popular beneficia 31 milhões de pessoas

Até abril deste ano , seis milhões de hipertensos retiraram medicamentos pelo programa

Criado na gestão do Partido dos Trabalhadores em 2004, o Programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde beneficiou, no período de fevereiro de 2011 até março deste ano, cerca de 31 milhões de pessoas. Os investimentos do governo federal para o programa nos últimos quatros anos somam mais de R$ 6,4 bilhões.

O objetivo do programa é diminuir os gastos das famílias com medicamentos. Expectativas do governo apontam que o gasto com remédios chega a comprometer 12% da renda. A iniciativa também facilita a continuidade do tratamento. São disponibilizados remédios gratuitos para hipertensão, diabetes, asma.

Em 2006, houve a expansão do Programa para a rede privada. As farmácias credenciadas adotaram o “Aqui Tem Farmácia Popular”. Com isso, o número de usuários beneficiados com medicamentos gratuitos e com até 90% de desconto passou de 1,2 milhão, em 2011, para 8,4 milhões, em abril de 2015, o que representa um crescimento de 567%.

Em fevereiro de 2011, o número de pacientes com diabetes que retiraram medicamentos gratuitos pelo SUS chegou a 356 mil. Em abril de 2015, atingiu 2,4 milhões de pacientes. Já com relação aos hipertensos, o número de atendidos pulou de 812 mil para 6 milhões de usuários.

Na avaliação da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), o programa possibilitou aos mais carentes o acesso a saúde.

“Esse programa mostra que a gestão PT valoriza a saúde dos mais necessitados. Aquelas pessoas que não teriam nenhuma condição de comprar remédios passaram a adquirir, os preços populares também garantem o tratamento, além disso, a medida forçou a indústria a baixar o custo de alguns medicamentos”, disse.

O Farmácia Popular está presente em mais de 4,3 mil cidades. Ao todo, participam do Programa 34.514 estabelecimentos, sendo 532 da rede própria e 33.982 da rede credenciada, que beneficiam 4.393 municípios.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast