Ferrovia Norte-Sul entra em operação comercial

Trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO) começou a ser utilizado para transporte de duas locomotivas no dia 26

ferroviaNorteSul

A presidenta Dilma visitou, recentemente, trechos das obras

A Ferrovia Norte-Sul começou a ser utilizada pela iniciativa privada no trecho de 855 quilômetros entre Anápolis (GO) e Palmas (TO). De acordo com Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, o primeiro transporte de duas locomotivas de uma empresa privada teve como data de partida a última quinta-feira (26), com saída de Anápolis e destino à Imperatriz (MA).

Além disso, outras 16 locomotivas deve ser transportadas nos próximos dias. Ainda segundo a Valec, nesta primeira fase de operação, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h.

O primeiro transporte feito nos trilhos da Norte-Sul marca o início do modelo de livre acesso à infraestrutura ferroviária (open access). O trecho entre Anápolis e Palmas é o primeiro do Braisl a operar sob as novas regras que promovem a quebra do monopólio das atuais concessionárias.

Além disso, as regras permitem que todas as empresas que cumpram requisitos técnicos e operacionais, estabelecidos em lei, tenham acesso à infraestrutura ferroviária em condições objetivas, transparentes e não discriminatórias.

O trecho entre Anápolis e Palmas faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Concebida há 27 anos sob o propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, a Norte-Sul conectará quatro regiões e nove estados brasileiros. Dos mais de 4 mil quilômetros previstos, 1.574 quilômetros já estão em operação. O investimento é de R$ 25,8 bilhões.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Valec

PT Cast