Filiação: Saiba como fazer parte do PT

Somente de janeiro a maio deste ano, foram registradas 16.640 novas filiações. Entenda como funciona o processo para pedir filiação à legenda que mais cresce no País

O PT tem recebido inúmeros pedidos de filiação. Somente de janeiro a maio deste ano, foram registradas 16.640 novas filiações. Os interessados em se filiar ao partido devem seguir alguns passos, que vão desde o pedido formal de registro, até a participação em plenária de formação.

Há duas formas de pedir a filiação ao PT. O interessado poderá registrar o pedido pessoalmente, na sede do diretório municipal mais próximo, ou fazer o pedido pela internet, por meio da Comunidade PT.

Pela segunda opção, o pedido deve ser incluído por algum filiado com acesso ao sistema. Para fazer a adesão ao partido, é necessário ter 16 anos completos, gozo pleno dos direitos políticos, não ser filiado a outra legenda e possuir domicílio eleitoral no mesmo município em que queira se filiar.

São necessárias, forma obrigatória, informações como CPF, título de eleitor, endereço e email.

Ao término do cadastramento, deve-se imprimir uma cópia, assinar e entregar na sede do diretório municipal. Caso o pedido já tenha sido feito em papel, diretamente no diretório, não é necessário imprimir o cadastro feito pela internet.

Com o pedido entregue, o partido dá início ao processo estatutário de filiação. Os pedidos serão divulgados na internet e na sede do Diretório Municipal. O pedido é submetido a um período de sete dias para qualquer filiado contestar ou impugnar a filiação. Passado o prazo e não havendo qualquer contestação, a decisão caberá à Executiva Municipal.

Aprovado, o(a) filiado(a) deve, obrigatoriamente, participar de uma plenária de formação, na qual serão apresentadas e corretamente explicadas as noções básicas sobre o funcionamento do partido, suas ideias e bandeiras. Somente depois da plenária de formação, será homologado o pedido de filiação. As plenárias devem ocorrer trimestralmente.

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, comemora o crescimento do partido. Para ele, é notável o crescimento da legenda.

“Nesse momento em que tanta gente apoia nossas fileiras partidárias, ao contraste daqueles que desertam movidos simplesmente por ambições pessoais e projetos que nada tem a ver com o nosso partido, nós tivemos mais de 15 mil novas filiações de janeiro até metade de maio”, destaca Falcão.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias