Fim da linha: Congresso confirma proibição ao financiamento empresarial

O veto da presidenta Dilma Rousseff atende a uma decisão do STF, de setembro, que declarou inconstitucional esse tipo de doação

Os parlamentares não conseguiram derrubar o veto da presidenta Dilma Rousseff ao financiamento de empresas a campanhas eleitorais. O veto atende a uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF), proferido em setembro, que declarou inconstitucional esse tipo de doação.

O texto recebeu 220 votos a favor da derrubada do veto e 190 pela manutenção, nessa quarta-feira (18). Entretanto, eram necessários 257 votos para que o veto fosse rejeitado pela Câmara e, em seguida, fosse apreciado pelos senadores.

Apesar do impedimento de empresas privadas de financiarem para candidatos, a doação de pessoas físicas continua permitida, mas num limite de até 10% do rendimento próprio no ano anterior à eleição.

De acordo com a justificativa da presidenta Dilma, o veto tem como base a argumentação dos ministros do STF. Segundo eles, a possibilidade de manter esse tipo de prática nos pleitos eleitorais confrontaria a igualdade política e os princípios republicano e democrático.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast