Fim da pobreza extrema é só o começo da nossa trajetória, diz Dilma

Em Conferência das Nações Unidas, Dilma Rousseff declara que Brasil não voltará atrás nos avanços já conquistados

Presidenta Dilma Rousseff durante sessão Plenária da Conferência das Nações Unidas para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff falou neste domingo (27), durante a sessão plenária da Conferência das Nações Unidas para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, que, mesmo enfrentando dificuldades, o Brasil não voltará atrás em relação aos avanços já conquistados.

Dilma citou políticas públicas que tiraram 36 milhões de pessoas da pobreza extrema, tiraram o país do Mapa da Fome da ONU e reduziram em 82% o índice de desmatamento da Amazônia.

“Em meu país sabemos que o fim da pobreza extrema é só o começo de uma longa trajetória”, defendeu.

Ela disse que o futuro que o Brasil quer e se esforça para construir é baseado nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, estabelecidos pela ONU. “Os esforços tem que ser coletivos e globais”, avaliou.

Dilma detalhou investimentos em diversificação de fontes energéticas e lembrou que o Brasil tem uma das matrizes mais limpas do mundo.

Até 2025, o Brasil pretende contribuir em 37% sua contribuição para a redução dos gases do efeito estufa. Até 2030, a meta é alcançar a redução de 43%.

Ainda segundo a presidenta, até 2030, o país quer por fim ao desmatamento ilegal, restaurar 12 milhões de hectares com reflorestamento, garantir 45% de fontes renováveis no total da matriz energética, garantir que 23% de eletricidade tenha como fontes as energias eólica, solar e biomassa, entre outras metas.

“O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento a assumirem uma meta absoluta de redução (de emissão de carbono via desmatamento). Nossas metas são tão ou mais ambiciosas do que a dos países desenvolvidos”, declarou, ao detalhar as metas “ambiciosas” do país para garantir o desenvolvimento sustentável.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast