Flávio Dino: “Fazer justiça não pode ser um vale-tudo”

Em referência a Lula, governador maranhense afirmou que decisões de força desnecessárias devem ser evitadas; veja declarações de outros governadores

Flávio Dino: Não é porque não concorda com o governo que pode ter impeachment a qualquer hora (Foto: Agência Brasil)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), usou as redes sociais para criticar a condução coercitiva sofrida pelo ex-presidente Lula hoje pela manhã. Ele declarou dar apoio a todas as investigações da Lava Jato, porém “abusos devem ser evitados”.

“Medidas coercitivas devem obedecer ao princípio da proporcionalidade, ou seja, necessidade. Não me parece o caso na condução do Lula. No Direito, os fins não justificam os meios. São os meios que justificam os fins. Fazer justiça não pode ser um vale tudo”, disse Dino.

O mandatário também considera que a decisão teve alto apelo midiático. “Decisões de força, quando desnecessárias, e atos espetaculares conflagram a sociedade e não contribuem para que haja verdade e justiça”.

Outros governadores também deram apoio a Lula. Veja algumas declarações:

Rui Costa, governador da Bahia
“É importante que todos nós brasileiros mantenhamos a capacidade de nos indignar. É a indignação contra qualquer tentativa de golpe e tudo aquilo que possa atingir a democracia brasileira. Muitas vezes, temos que redobrar as atenções para perceber se determinados fatos tem intenções legítimas e legais. Afinal, o que está por trás de tudo isso? Quais as verdadeiras intenções? Este tipo de ação é realmente legal? São estas questões que precisam ser respondidas”.

Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais
“Vi com extrema preocupação o desenrolar dessa última etapa da chamada operação Lava Jato. Os mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão concedidos contra o ex-presidente Lula, seus familiares e os funcionários do Instituto Lula constituem claramente uma violência aos direitos individuais garantidos pela Constituição Brasileira a todo e qualquer cidadão. Lula jamais se negou a prestar esclarecimento sobre o que quer que seja demandado pela justiça brasileira. Não há nenhuma justificativa para esse ato, que ultrapassa o território judicial e mostra a intenção político-midiática que infelizmente está caracterizando esse tipo de ação. Manifesto aqui minha indignação, como cidadão e militante democrático desde a juventude. E minha integral solidariedade a Lula, sua família e demais companheiros”.

Tião Viana, governador do Acre
“O Brasil jamais apagará de sua memória a mais grave injustiça contra aquele que mais se dedicou ao povo verdadeiro. Lula, o maior presidente da história do Brasil, sofre a maior ingratidão das instituições”.

Por Bruno Hoffmann, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast