Fontana: “Não têm voto e querem o poder por via indireta”

Deputado destaca que não há nenhum crime contra a presidenta e que, por isso, o processo de impeachment caracteriza um golpe

Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (15), o deputado Henrique Fontana (PT-RS) denunciou a tentativa de se chegar ao poder pela via indireta, passando por cima do voto popular.

“A tese central, que chega a seu ponto culminante, é de derrubar um governo democraticamente eleito e colocar um grupo que não teve votos para chegar ao poder”, afirmou. “É a tese do vale tudo no meu projeto de poder. Porque eles foram às urnas. Em 2002, Serra tentou ser presidente e perdeu. Em 2006, o Alckmin tentou e perdeu. Em 2010, Serra tentou e perdeu. Em 2014, Aécio tentou e perdeu. Se o Brasil está o caos que vocês dizem, por que vocês continuam perdendo as eleições? Por que a única maneira de vocês chegarem ao poder é por meio de um golpe?”

Fontana classificou o golpe de “imoral” porque o processo se inicia com “a assinatura de um político dos mais corruptos que este país já conheceu”. “A oposição mancomunada com Eduardo Cunha silencia. É o jogo do vale tudo pelo poder”, disse. “Vamos dar o nome que este golpe tem. O que vossas excelências querem, Eduardo Cunha e Michel Temer, os capitães do golpe, é acabar com as eleições gerais. Não têm voto para chegar as eleições e querem chegar ao poder pela via indireta.”

O deputado destacou também que se busca retirar a presidenta Dilma do cargo sem que haja uma acusação de cometimento de crime. “Estão há meses procurando e não comprovam nenhum crime contra a presidenta. Impeachment sem crime de responsabilidade, sem prova, sem dolo é golpe!”, afirmou.

Ao final de sua fala, Fontana fez um apelo aos deputados democratas da Câmara. “Peço àqueles que ainda estão na dúvida: preservem a democracia. Apresentem propostas, candidatos. Mas não rasguem a Constituição”, afirmou.

Pela manhã, outros parlamentares petistas como Arlindo Chinaglia, Paulo Teixeira e Benedita da Silva também saíram em defesa da presidenta Dilma.

Por Daniella Fernandes e Camilo Toscano, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast