‘Fora Temer’ e defesa da democracia marcam Parada Gay no Recife

João Paulo, candidato a prefeito pelo PT, prestigiou o evento e destacou as ações de seu governo voltadas para população LGBT

João Paulo na 15ª Parada da Diversidade do Recife (PE) Foto: Társio Alves

Em meio a ataques aos direitos, promovidos pelo governo golpista de Michel Temer, a 15ª Parada da Diversidade no Recife (PE) teve como tema a defesa da democracia e levou milhares de pessoas à Avenida Boa Viagem, na orla da cidade, neste domingo (18).

Ainda na concentração, no Parque Dona Lindu, faixas e cartazes pediam a saída do usurpador Temer. Entre uma música e outra, os participantes gritavam a frase que unifica todos os segmentos: “Fora Temer”.

A primeira edição da Parada Gay no Recife aconteceu em 2002, não por coincidência quando o PT estava à frente da prefeitura da cidade.

“A Parada era quase um gueto e a trouxemos para a Avenida Boa Viagem, para valorizar e dar uma dimensão ainda maior da iniciativa”, relembrou o ex-prefeito e candidato à prefeitura do Recife, João Paulo (PT), que participou do evento.

O candidato conversou com a população e falou das iniciativas da sua gestão, que beneficiaram diretamente a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na cidade.

Foto: Társio Alves

Foto: Társio Alves

“Somos radicais no combate à homofobia e qualquer outra forma de discriminação e desrespeito”, garantiu o petista, ao lado de seu candidato a vice, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB-PE).

Uma das ações de maior impacto do governo de João Paulo para o segmento foi a sanção da lei municipal que determinou o pagamento de pensão por viuvez para o parceiro de união homossexual, sem que fosse necessário recorrer à Justiça para ter acesso ao benefício.

“Desde a minha primeira gestão como prefeito do Recife, investimos em políticas públicas para aumentar a visibilidade e diminuir o preconceito contra essa parcela dos cidadãos recifenses”, destacou.

Durante os três mandatos da gestão petista no Recife, a população LGBT foi contemplada com a Conferência Municipal de Livre Orientação Sexual. Realizada em 2007, ela foi a primeira do tipo no Nordeste e deu início ao um novo modelo de política para esse segmento populacional.

Com João Paulo, a cidade também ganhou a Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, além de um fórum temático de defesa da cidadania LGBT dentro do Orçamento Participativo, para as propostas serem trabalhadas de forma transversal entre todas as secretarias.

Ainda foi definido o 17 de abril como Dia da Diversidade Sexual e sancionada a Lei nº 17.025/04, que pune atos discriminatórios contra homossexuais, bissexuais e transgêneros.

 

Propostas de João Paulo

No seu programa de governo, lançado na última sexta-feira (16), João Paulo apresentar propostas para a população LGBT, como a readequação dos formulários e prontuários da saúde para garantir as especificidades da população LGBT; a criação do Comitê Técnico da Saúde LGBT do Recife; a retomada das conferências setoriais e do Conselho Municipal LGBT; além da implementação de uma política de formação de trabalhadores da saúde e da educação para uma atitude não homofóbica, que respeite a diversidade sexual e identidade de gênero.

 

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast