‘Fora Temer’ e ‘Diretas Já’ marcam ato da Independência da Bahia

Com governador Rui Costa e ex-ministro Jaques Wagner, presidenta do PT Gleisi Hoffmann participou da caminhada em comemoração à Independência da BA

Divulgação

Everaldo Anunciação, presidente do PT-BA, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e a senadora e presidenta do PT Nacional Gleisi Hoffmann participam do cortejo da Independência da Bahia em Salvador

Todo ano, no dia 2 de julho, a Bahia comemora a sua independência, que ajudou a consolidar a independência do Brasil. Neste domingo (2), a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), participou dos atos em comemoração à data em Salvador (BA), ao lado do governador da Bahia, Rui Costa (PT), do ex-ministro Jaques Wagner, do presidente do PT-BA, Everaldo Anunciação, além de diversos parlamentares baianos.

Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, o ato virou uma grande caminhada cívica pelo centro histórico da capital baiana.

Cortejo da Independência da Bahia em Salvador

Durante do o trajeto, as palavras de ordem da população pediam a saída do presidente usurpador Michel Temer e a realização de eleições diretas ainda este ano, para que o povo possa escolher diretamente o seu presidente da República.

“Estar aqui hoje participando desse 2 de julho na Bahia é muito simbólico e significativo para mim, principalmente neste momento de luta popular e resistência ao golpe, que é um golpe contra a independência do povo brasileiro. O 2 de julho é muito importante para todo o Brasil”, afirmou a senadora Gleisi Hoffmann.

“Eu gostei muito de ter participado, até porque o 2 de julho é um marco na nossa história. Nós só temos a independência do Brasil porque a Bahia resistiu e enfrentou os portugueses. Devemos ao povo baiano a consolidação da nossa independência. E num momento como esse em que nós estamos sendo vítimas de um golpe novamente no Brasil, com a retirada de direitos e de conquistas, nada melhor do que o povo baiano para novamente nos dar a luz de como devemos resistir e lutar. Essa comemoração de 2 de julho teve tudo a ver com isso, do ‘Fora Temer’ à ‘Eleições Diretas’.” completou a presidenta.

"Nesse momento em que o Brasil precisa tanto de resistência, a Bahia tem que dar o exemplo e estar na frente novamente."Gleise Hoffmann, Presidenta Nacional do PT durante a caminhada da independência e da democracia na Festa do Dois de Julho em Salvador (BA).

Publicado por Comunique13 em Domingo, 2 de julho de 2017

Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), esse 2 de julho tem um simbolismo ainda mais importante, por conta da conjuntura nacional do golpe na democracia.

“Tem uma simbologia maior porque nós estamos vivendo uma crise política no Brasil, onde rasgaram a Constituição, romperam com o processo democrático. Nós temos que celebrar cada vez mais a independência da Bahia, mas com a consciência que nós temos que lutar cada vez mais para que se respeitam o direito do povo baiano e brasileiro”, declarou.

Publicado por Valmir Assunção em Domingo, 2 de julho de 2017

Este também foi o tom da fala da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA).

“Como o 2 de julho aqui na Bahia é o símbolo da luta pela liberdade, estamos nas ruas hoje pedindo Diretas Já, pedindo a devolução do valor do voto popular, pedindo Fora Temer, e que leve junto ACM Neto”, apontou a deputada.

#AOVIVO Autora da Lei Nº 12.819 que instituiu o dia 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais, a deputada Alice Portugal fala direto do cortejo do 2 de Julho!

Publicado por Alice Portugal em Domingo, 2 de julho de 2017

Também presente ao ato, a prefeita de Lauro de Freitas (BA), Moema Gramacho, puxou logo um ‘Fora Temer’ no meio da caminhada, acompanhada por todos que estavam por perto.

“Brasileiros corações, o Brasil não combina com Temer. Temer não tem que estar mais naquele lugar. Então é Fora Temer, em respeito aos brasileiros, em respeito à luta pela independência da Bahia que consolidou a independência do Brasil, pela democracia e pela República”, afirmou.

O #ForaTemer ecoou no #DoisdeJulho. Não tinha como ser diferente.

Publicado por Moema Gramacho em Domingo, 2 de julho de 2017

Também participaram das comemorações à Independência da Bahia o deputado federal Afonso Florence (PT-BA) e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Foi muito legal ter participado das comemorações em homenagem ao 2 de Julho em Salvador, data mais importante em que…

Publicado por Gleisi Hoffmann em Domingo, 2 de julho de 2017

Veja algumas fotos do evento.

Da Redação da Agência PT de Notícias