Fora, Temer: milhares saem às ruas em todo o Brasil contra o golpe

Maior ato ocorreu em São Paulo; em Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e em diversas outras cidades também houve manifestações

Atos pedem a saída de Michel Temer. Foto Paulo Pinto/Agencia PT

Neste 31 de agosto de 2016, que entrou para a História como um dos dias em que o Brasil sofreu um duro golpe, manifestantes foram às ruas de todo o País para protestar contra o atentado à democracia promovido por Michel Temer e Eduardo Cunha com a anuência de parte do Congresso Nacional e do Senado Federal.

Os maiores atos aconteceram em São Paulo, onde os manifestantes tomaram Avenida Paulista; no Rio de Janeiro, onde o ato ocorre na praça da Cinelândia; e em Brasília, com concentração na Praça dos Três Poderes.

São Paulo, SP

Uma multidão se reuniu em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) e outro na praça do Ciclista, ambas na avenida Paulista. Mais tarde, os grupos se uniram e caminharam pela rua da Consolação até a praça Roosevelt.

Entre os manifestantes, membros de grupos como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE) e União da Juventude Socialista (UJS). “Fora Temer”, “golpistas, fascistas, não passarão” são as palavras de ordem mais entoadas pelos manifestantes.Relatos nas redes denunciam forte reação da Polícia Militar, que avançou contra os ativistas e lançou muitas bombas de gás lacrimogênio.

Mesmo assim, a manifestação continuou pacificamente. “A Paulista está lotada de uma juventude guerreira, muita mulher, pra declarar esse perfil do golpe que é um golpe misógino, machista e homofóbico”, afirmou a ativista Jordana Pereira.

Veja no vídeo abaixo como foi a repressão policial à manifestação:

RESISTÊNCIA À REPRESSÃOProtesto em São Paulo de mantém firme na rua da consolação, mesmo sob intenso ataque da PM, com bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha em diversos pontos. In verdadeiro cenário de guerra está montado no local, que contém pelo menos 20 mil protestantes que ocupam de ponta a ponta a via. Vídeo: Maíra Cabral / Mídia NINJA

Publicado por Mídia Ninja em Quarta, 31 de agosto de 2016

Rio de Janeiro, RJ

Centenas de manifestantes fizeram um protesto no centro do Rio contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Apoiados por um carro de som, os manifestantes deixaram a Cinelândia e partiram pela Rua Santa Luzia, onde fica a sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Houve uma nova concentração em frente à Assembleia Legisaltiva do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), quando os ativistas ocuparam as escadarias do prédio e novamente discursaram contra o impeachment.

Brasília, DF

Na capital do Distrito Federal, as manifestações começaram cedo, com um ato em frente ao Palácio da Alvorada para apoiar a presidenta eleita Dilma Rousseff e encheu as ruas até à noite.

Foto: Lula Marques/AgênciaPT

Foto: Lula Marques/AgênciaPT

Fortaleza, CE

Na capital cearense, jovens tomaram a praça da Gentilândia para promover uma manifestação barulhenta, colorida e cheia de energia. “Nós temos que dar uma aula de democracia para esses golpistas. E temos que dar essa aula nas ruas”, conclamou a estudante Nerice Carioca. Leia mais sobre o ato aqui.

Juventude de Fortaleza grita: FORA TEMER!

A juventude cearense foi às ruas de Fortaleza protestar contra o golpe. Na noite desta quarta-feira estão acontecendo ainda atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, entre outras capitais brasileiras. Todos contra o golpe de Michel Temer.Assista e compartilhe! 🙂

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quarta, 31 de agosto de 2016

Porto Alegre, RS

O centro da capital do Rio Grande do Sul foi tomado por uma multidão. Por volta das 19h, o grupo deixou a Esquina Democrática e iniciou uma caminhada em direção ao Parque Farroupilha. Na Avenida João Pessoa, diante da sede do PMDB em Porto Alegre, um grupo que carregava um caixão escrito “democracia”, encenando um enterro.

Foi quando aconteceu a primeira intervenção da Brigada Militar (BM). Os policiais dispararam uma bomba de gás em frente à sede do PMDB, no meio da multidão. Foi o princípio de uma correria generalizada, mas que durou poucos minutos. Instantes depois, os manifestantes estavam novamente reunidos e seguiram em caminhada.

A tensão chegou ao clímax por volta das 20h15, na Avenida Ipiranga, quando o grupo se aproximou do prédio da RBS, empresa de comunicação afiliada da Rede Globo. Os homens da BM formaram um cordão de isolamento ao redor do edifício e dispararam mais bombas de gás na multidão.

Houve forte repressão policial e o candidato a prefeito da cidade pelo PT, Raul Pont, foi atingido por bombas de gás. Muitos manifestantes acabaram feridos.

Enterro da democracia em Porto Alegre (RS)

Enterro da democracia em Porto Alegre (RS)

Porto Alegre (RS)

Porto Alegre (RS)

Porto Alegre (RS)

Porto Alegre (RS)

Belo Horizonte, MG

Na capital mineira os defensores da democracia se concentraram a partir das 18h na Praça Rômulo Paes, se dirigiram à Praça Raul Soares e depois seguiram para a Praça Sete. O ato durou mais de cinco horas. Os belorizontinos cantavam: “Bate panela, pode bater. Na ditadura a Dilma lutou por você”.

Natal, RN

Jovens tomaram as ruas na capital do Rio Grande do Norte. Houve manifestação em frente à Intertv Cabugi, da Rede Globo.

Foto: Eloisa Klein

Foto: Eloisa Klein

Foto: Eloisa Klein

Foto: Eloisa Klein

Vitória, ES

Salvador, BA

Um grupo de manifestantes tomou as ruas de Salvador, nesta quarta-feira (31), protestando contra o golpe. Em faixas e cartazes, os manifestantes disseram “Não ao golpe” e negaram se sentir representados por Michel Temer. Eles prestaram apoio a Dilma Rousseff em palavras de ordem, músicas e, também, em cartazes e faixas. “Eu luto desde a ditadura militar. Lutei contra a tortura, lutei por um governo democrático. Continuo lutando contra um golpe, um golpe civil”, disse, emocionada, a professora aposentada, Raimunda Viana, de 63 anos. Com concentração em frente a um shopping da cidade, os participantes seguiram pela Avenida Tancredo Neves, bloqueando todas as faixas, o que gerou congestionamento nas proximidades, nos bairros Caminho das Árvores e Pituba.

Curitiba, PR

Recife, PE

A concentração começou na Praça do Derby às 14h, ainda tímida; o ato ganhou corpo no fim da tarde, por volta de 17h30. A interdição bloqueou completamente o tráfego na Avenida Agamenon Magalhães nos dois sentidos. A seguir, percorreram outro importante corredor viário da cidade, a Avenida Conde da Boa Vista, até a Praça do Diário.

Belem, PA

Por Bruno Hoffmann, da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil, Mídia Ninja e Jornalistas Livres

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast