Força Nacional de Segurança atuará no Rio e em Alagoas

Reforços atuarão em apoio às forças locais de segurança, na prevenção de eventuais conflitos e escolta de seleções estrangeiras

Foto: Agência Brasil

O governo federal autorizou o envio da Força Nacional de Segurança para os estados do Rio de Janeiro e Alagoas, durante a Copa do Mundo. O pedido foi feito ao Ministério da Justiça pelos governadores como medida preventiva durante o evento. Apesar disso, a  presença dos militares poderá ser prorrogado caso haja necessidade. Em ambos os casos, a corporação ficará sob o comando dos órgãos de segurança pública locais.

Na capital fluminense, os militares aturarão na contenção de tumultos, preservação da ordem pública e na proteção das pessoas e do patrimônio. O contingente deverá ficará no Rio de Janeiro até 18 de julho. Em Alagoas, a presença da Força Nacional terá outro motivo. A corporação, que é formada de militares de vários estados, fará a escolta da seleção de Gana em Maceió.

Impedimento – Nesta terça-feira (10), o governo editou uma portaria estabelecendo regras para o proibir a entrada no Brasil, durante a Copa do Mundo, de pessoas que estejam cadastradas no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos. A maior parte é integrante de torcidas organizadas violentas de outros países. Somente da Argentina, a Polícia Federal recebeu uma relação de 2,1 mil nomes de torcedores com esse perfil.

Um deles foi barrado na manhã de segunda-feira (9) quando tentava entrar no País pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além dele, um americano foi impedido de entrar no Brasil, pelo Rio de Janeiro. Ele  é acusado de abuso sexual em seu país. Desde o dia 23 de maio,  portaria do governo brasileiro proíbe de entrar em território nacional condenados ou acusados por crimes sexuais.

 

Por Edson Luiz, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast