Formatura do Pronatec em Aracaju reúne 4,4 mil alunos

Tereza Campello destaca que 75% das matrículas em Sergipe foram feitas por mulheres

A formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria reuniu 4,4 mil alunos no Centro de Convenções de em Aracaju (SE), nesta quinta-feira (10). “O Brasil precisa cada vez mais de mão de obra especializada”, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante a solenidade. Ela destacou que 75% das matrículas realizadas em Sergipe foram feitas por mulheres, percentual superior à média nacional de 68,3%.

A formanda Maria José Rodrigues Lima, de 50 anos, fez o curso de costureira no Senai e abriu uma confecção de roupas e enxoval de bebês – o que possibilitou um aumento de 70% na renda familiar. “Quero crescer, ter uma empresa certinha e dar oportunidades para outras pessoas que, assim como eu, querem trabalhar”, diz. Maria José aguarda agora a abertura do curso de modelagem em tecido e espera ainda que a nora e a filha também façam os cursos, para ter uma profissão. “Quero que elas trabalhem comigo, porque em família fica tudo mais fácil”, explicou.

Em Aracaju, foram registradas 10,8 mil matrículas no programa que tem foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente os beneficiários do Bolsa Família. Os cursos mais procurados foram os de auxiliar administrativo, costureiro, operador de computador, auxiliar de recursos humanos e cabeleireiro assistente.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do MDS

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast