Fortaleza: vice de atual prefeito é defensor fervoroso do golpe

Moroni Torgan, do DEM, vice de Roberto Cláudio, votou pelo impeachment. De forma confusa, atual prefeito evita chamar seu candidato a vice de golpista

Moroni Torgan votando a favor do golpe contra Dilma (imagem: reprodução)

O prefeito de Fortaleza (CE) e candidato a reeleição, Roberto Cláudio (PDT), costuma se posicionar – ao ser perguntado e de forma tímida – contra o golpe à presidenta Dilma Rousseff. Suas alianças políticas, contudo, mostram que sua convicção democrática pode não ser tão firme. O seu candidato a vice é o deputado federal Moroni Torgan (DEM), um ardoroso defensor do afastamento sem crime de responsabilidade da presidenta eleita.

Na votação do impeachment na Câmara dos Deputados, Moroni esbravejou ao microfone, em palavras direcionadas ao então presidente da Câmara de Deputados Eduardo Cunha, ao votar a favor da abertura do processo contra Dilma:

“Pela Pátria e pelos maravilhosos cearenses que confiam em mim, eu voto sim, senhor presidente”.

Em um debate eleitoral realizado pela NordesTV, a candidata Luizianne Lins (PT) questionou o atual prefeito sobre a posição de seu vice. Ele admitiu que, de fato, Moroni é a favor do golpe.

Em entrevista ao jornal “O Povo”, de Fortaleza, Roberto Cláudio foi perguntado qual era sua posição sobre o afastamento de Dilma. Ele afirmou, novamente, que considera o impeachment um golpe contra a presidenta. Então, perguntado se considerava seu vice “um golpista”, desconversou.

Apesar de gaúcho, o policial federal Moroni Torgan foi candidato à prefeitura de Fortaleza por quatro eleições consecutivas. Ganhou nenhuma. Ao ser derrotado em 2008, foi morar por uma temporada em Portugal.

Entre outras posições ao menos polêmicas, o deputado também votou pela redução da maioridade penal e pela manutenção do financiamento empresarial de campanha.

Para o líder do PT na Câmara de Vereadores, Deodato Ramalho, o caso de Moroni e Roberto Cláudio não é exceção em Fortaleza. De acordo com o petista, todas as chapas relevantes que concorrem com Luizianne estão comprometidas com golpe e que o prefeito só se posiciona contra o impeachment por conveniência política.

“Roberto Cláudio só se mostra contra o golpe por interesses circunstanciais, para ficar ao lado do seu partido de agora. Roberto Cláudio é novo na política. Ele foi eleito deputado duas vezes e, depois, prefeito, e já está no quarto ou quinto partido”.

“Ele não têm coerência partidária, princípios ideológicos. Ele se molda rapidamente a qualquer situação”, explica o vereador.

Em tempo: o candidato a vice de Luizianne é Elmano de Freitas (PT), com a vida dedicada à defesa da população mais pobre das áreas rurais do interior do estado.

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast