FPA faz debates preparatórios para o 5º Congresso do PT

Fundação realizará cinco debates nacionais, um em cada capital das cinco regiões geográficas do País. O primeiro acontece em São Paulo, dia 16 de abril

congresso

A Fundação Perseu Abramo (FPA) apresentou, na quinta-feira (9), um cronograma com cinco debates nacionais, um em cada capital das cinco regiões geográficas do País, para contribuir com a elaboração e com as discussões de base para a segunda etapa do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores.

O evento acontecerá entre os dias 11 e 13 de junho, em Salvador (BA). Durante o congresso, os delegados do partido vão discutir e deliberar sobre a atualização do projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional, as perspectivas de avanço do projeto político e a renovação do modelo de organização do PT, além da aprovação de um plano de ação partidária para os próximos quatro anos.

Os debates promovidos pela fundação serão transmitidos, pela internet, para todo País, por meio da tevê FPA. Além disso, os encontros serão abertos ao público.

O primeiro encontro da série será realizado no dia 16 de abril, em São Paulo (SP). O tema será “Neoliberalismo, pós-neoliberalismo e os desafios da construção do socialismo no Brasil”.

No dia 24 de abril, em Recife (PE), o debate terá como tema O papel do Brasil em um mundo em transformação: a ordem econômica e geopolítica internacional”. Em Belém (PA), o evento acontecerá no dia 8 de maio, quando serão debatidos o “Modelo de desenvolvimento, redução das desigualdades e mudanças estruturais no Brasil”.

Porto Alegre (RS) representará a região Sul do País, em debate a ser realizado no dia 18 de maio, com o tema “Os impasses da democracia no Brasil: a centralidade da reforma política e da democratização do meios de comunicação”.

O último encontro acontece em Brasília (DF), no dia 28 de maio, e terá como tema “O Brasil e a equidade social: os direitos dos segmentos sociais historicamente discriminados”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da FPA

PT Cast