Franco da Rocha dribla crise com investimentos em infraestrutura

Conjunto de obras iniciadas na atual gestão garante crescimento, emprego e mais qualidade de vida para a população

Foto: Prefeitura de Franco da Rocha

A jovem Franco da Rocha está entre as duas únicas cidades da região metropolitana de São Paulo que ao invés de fechar vagas geraram empregos no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho. A cidade abriu 633 novos postos de trabalho, enquanto o município de Vargem Grande Paulista, 598.

Esse resultado é em grande parte fruto das contratações de mão de obra feitas pela atual gestão municipal que, desde 2013, está colocando a cidade nos trilhos do desenvolvimento. De acordo com o prefeito Kiko Celeguim (PT), a prefeitura tem atuado intensamente na captação de recursos federais e estaduais, o que já garantiu investimentos da ordem de R$ 300 milhões para a execução de diversas obras de infraestrutura que estão mudando a cara da cidade.

A revitalização da região central se faz perceber tanto na reorganização do trânsito, que antes não tinha sinalização semafórica, quanto no novo asfaltamento e calçamento, que agora garante acessibilidade. Dividida pela linha férrea, Franco da Rocha também ganhou um terminal de ônibus para integrar as partes leste e a oeste da cidade por meio de elevadores e escadas rolantes, além de plataformas de ambos os lados. Essas mudanças promoveram maior fluidez ao tráfego e trouxeram mais conforto ao usuário do transporte coletivo.

imagem-sinalização-prefeitura-franco-da-rocha

Investimentos de cerca de R$ 45 milhões também estão sendo feitos em obras contra enchentes, como, por exemplo, a construção de um piscinão com capacidade de absorção de 293 milhões de litros de água. “Por estar localizada no entroncamento de dois rios, a região central de Franco da Rocha está sujeita a alagamentos, e essas obras irão auxiliar na contenção das águas das chuvas”, explica o prefeito.

Atender o direito de todo cidadão à moradia digna é outra preocupação constante da atual gestão, que além das iniciativas para regularização fundiária e reurbanização de favelas, entregará, em julho, 1.160 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Mais de 390 famílias que atualmente vivem em áreas consideradas de risco, à beira de córregos ou topo de encostas, serão contempladas. Dentre estas, estão famílias franco-rochenses que perderam suas casas em decorrência de fortes temporais e da abertura de comporta da represa Paiva Castro, em março deste ano.

Mais Educação e Lazer
Os prefeitos e prefeitas do PT de todo Brasil sabem que mais do que garantir acesso à escola, é preciso assegurar ensino público de qualidade a toda população. Em Franco da Rocha não tem sido diferente. Duas novas creches foram entregues pela prefeitura em 2013 e outras cinco estão em construção. E todas as nove unidades já existentes passaram por melhorias e ampliações.

O resultado disso é que o número de matrículas de crianças de 0 a 3 anos mais do que dobrou, passando de 1.700 para 3.800 nos últimos três anos. Até o final de 2016, serão cerca de 5.000 vagas, ultrapassando com antecedência a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Escola de Educação Básica Prof. Cláudio Fernando dos Santos

Escola de Educação Básica Prof. Cláudio Fernando dos Santos

O reconhecimento de que o esporte é fundamental para o desenvolvimento de jovens e crianças fez com que a atual gestão empenhasse esforços também na construção de um novo ginásio. Franco da Rocha foi ainda uma das 245 cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Esporte para receber um Centro de Iniciação Esportiva (CIE) dedicado a esportes de alto rendimento.

Ginásio Paulo Rogério

Ginásio Paulo Rogério

imagem-cie-franco-da-rocha-paulo-pinto

Como contrapartida, a prefeitura doou o terreno para construção do centro, que tem a obra mais adiantada do país e deverá ser aberto à população até o final de junho. Por meio de cursos de esportes, o CIE incentivará os jovens fraco-rochenses à prática de esportes olímpicos, como futebol de salão, vôlei, basquete e atletismo.

A prática esportiva também será uma das atrações do primeiro parque da cidade, cuja inauguração está prevista para agosto. Localizado no coração de Franco da Rocha, o parque de 88 mil m² contará com campo de futebol, pista de atletismo, quadra poliesportiva, ciclovia, pista de skate e de caminhada, piscina semiolímpica e salão de dança. O espaço oferecerá também playgrounds e quiosques e terá iluminação 100% de LED.

Segundo o prefeito Kiko Celeguim, todos esses novos equipamentos e obras de infraestrutura refletem diretamente no aumento da oferta de empregos e de novos serviços em Franco da Rocha: “Com transparência e responsabilidade, estamos conseguindo atender às necessidades da população e trazer esses investimentos que estão transformando a nossa cidade e melhorando a qualidade de vida de todos”, avalia.

Por Luciana Arroyo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast