Frente Ampla uruguaia declara apoio à vitória de Haddad e Manuela

Preocupada com o avanço do autoritarismo na América Latina, a organização saudou a união democrática em torno da candidatura do PT nestas eleições

Ricardo Stuckert

Manuela D'Ávila, Fernando Haddad e Ana Estela Haddad

A Frente Ampla, coalizão de esquerda que governa o Uruguai há três mandatos, anunciou nesta sexta-feira (12) seu apoio oficial à candidatura de Fernando Haddad e Manuela D’Ávila. O grupo parabeniza as forças democráticas que “estão construindo uma alternativa contra o avanço do fascismo” e reafirma a importância dessa união para toda a América Latina.

Preocupada com o crescimento de forças autoritárias, a Frente Ampla pede empenho na luta contra os que usam o voto, grande força da cidadania, para promover um chamado ao ódio, violência e discriminação. “A questão na nossa região é, mais do que nunca, entre a democracia e a barbárie, entre a liberdade e despotismo”.

A organização ressalta ainda o caráter aberrante das eleições brasileiras, que tiraram do jogo o favorito absoluto nas pesquisas, lembrando que o impedimento a Lula contrasta com a participação de outros candidatos que têm processos pendentes e, mesmo assim, foram autorizados pelo TSE a continuar em campanha.

União de vários partidos políticos e organizações da sociedade civil. a Frente Ampla foi criada nos anos 70 como alternativa de esquerda à ditadura que se avizinhava no Uruguai. Trinta anos depois, já na democracia, elegeu José Mujica (2010-2014) e Tabaré Vázquez (2005-2010 e 2015-2020) como presidentes.

Leia na íntegra: