Frente Brasil Popular sai em defesa da Democracia e de Lula

Diante da atual perseguição jurídico-midiática que sofre Lula, a frente decidiu-se por uma resolução que faz uma defesa direta do ex-presidente.   

Dino Santos/ Frente Brasil Popular

Entidades da Frente Brasil Popular durante ato com Lula na avenida Paulista, em São Paulo (SP)

O Coletivo Nacional da Frente Brasil Popular, composto por partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais, se reuniu na última terça-feira (20) em São Paulo para debater sua agenda de luta.

Diante da atual perseguição jurídico-midiática que sofre Luiz Inácio Lula da Silva, a frente decidiu-se por uma resolução que faz uma defesa direta do ex-presidente.

Leia abaixo a íntegra do documento:

Companheiros e companheiras,

O Coletivo Nacional reunido no dia de hoje, 20 de Março no colégio Pio XI, em São Paulo, aprofundou o debate sobre a atual conjuntura, identificando com centralidade a necessidade das forças progressistas denunciarem e resistirem ao processo de criminalização do Presidente Lula.

A prisão de Lula poderá ser decretada a qualquer momento a partir da resposta do TRF4 aos embargos apresentados pela defesa de Lula. Há um indicativo de que essa decisão possa ser tomada no próximo dia 26 de Março.

Deste modo é fundamental que a Frente Brasil Popular desenvolva um conjunto de ações para responder a mais essa agressão a nossa democracia e a liderança popular do Presidente Lula. Segue abaixo as orientações acordadas no Coletivo Nacional:

1- A FBP no seu conjunto, Secretaria Operativa Nacional, Coletivos Estaduais e Comitês Municipais devem ficar em estado prontidão, para atuar no cenário de prisão do Lula.

2- Realizar imediatamente plenárias da FBP nas cidades para organizar a construção das mobilizações em defesa da Democracia e do Presidente Lula.

3- Fortalecer, em especial os estados do Sul, a caravana de Lula na Região Sul, dado que será o período provável da deliberação do TRF4.

4- Produzir materiais com a identidade da FBP com a denúncia à Prisão de Lula, difundido a mensagem “Lula Inocente”.

5- Realizar atividades de pichação e panfletagem nos próximo período, concentrando em especial nos dias 22 à 24 de Março.

6- Convocar para o dia 26 de Março, a realização de vigílias em frente aos Fóruns de Justiça e Tribunais, em todas as cidades.

7- Realizar no dia 28 de Março atos nas universidades em denúncia à perseguição ao Presidente Lula.

8- Desenvolver ações de denúncia à Rede Globo.

9- As operativas da FBP devem deixar pré-definida a construção de um ato no dia em que for consumada a prisão de Lula, com horário e local de concentração definidos.

10- Envolver o conjunto dos comitês de Frente Brasil Popular e dos comitês pela Democracia na construção dessas atividades.

11- Todos os movimentos deverão encaminhar um documento ao STF, pressionado a Ministra Carmen Lúcia a colocar em pauta debate sobre a presunção de inocência, revisando o inicio do cumprimento de pena após a segunda instância.

12- Solicitar uma audiência da Frente Brasil Popular com a Presidenta do STF, Carmen Lúcia.

13- Articular as mídias progressistas em torno de uma estratégia de comunicação comum em torno da prisão de Lula.

Eleição sem Lula, é fraude! Nenhum direito à menos!

Secretaria Operativa Nacional

Da Frente Brasil Popular

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast