Frente Povo Sem Medo ocupa escritório da Presidência em SP

Os manifestantes ocuparam o local na tarde desta quarta. Eles gritam “fora Temer” e “aqui está o povo sem medo, sem de lutar”

Lula Marques

A Frente Povo Sem Medo, sob coordenação do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, ocupou, na tarde desta quarta-feira (1), a secretaria da Presidência da República em São Paulo. Eles protestam contra o governo golpista de Michel Temer e contra os cortes nos programas sociais como Minha Casa, Minha Vida.

Com gritos de “Não tem arrego, ou tira o Temer ou não vai ter sossego”, “Ocupar, resistir e morar aqui” e o já clássico “pisa ligeiro, quem não pode com a formiga, não atiça o formigueiro”, manifestantes entraram no prédio, que fica na Avenida Paulista, em frente ao metrô Consolação.

Truculência policial

A tropa de choque foi chamada para desocupar o prédio e a avenida e pelo menos quatro manifestantes foram detidos e levados ao 78º DP. A imprensa livre que cobria a cena também sofreu com a truculência da PM, que reprimiu a manifestação com spray de pimenta e bombas de gás lacrimogênio.

Uma manifestante que fotografava a ação foi agredida fisicamente por vários policiais; veja no vídeo abaixo:

Acampamento

De acordo com Boulos, os movimentos vão montar acampamento na Avenida Paulista, em frente ao escritório, como resposta à repressão que foi feita à manifestação em frente casa do Temer. “Nós não vamos recuar. Não é com porrada, não é com polícia que vai fazer o povo recuar nas ruas”, explicou.

Será organizado um esquema de revezamento para manter a ocupação, e esperam que a mobilização tenha o mesmo direito que tem sido dado aos manifestantes que ocupam a calçada em frente ao prédio da FIESP há mais de 70 dias. “Seria uma hiprocrisia sem tamanho a policia querer nos tirar daqui. Há três meses tem gente acampada na FIESP, nas mesmas calçadas da Avenida Paulista, sendo tratadas com filé mignon e selfie”, disse Guilherme Boulos em entrevista.

Em assembleia, o líder do MTST afirmou: “Daqui a gente não vai arredar pé. Estamos exercendo nosso direito a manifestação, que a gente acha que ainda existe nesse país. Não vamos dar nenhum passo atrás por conta de ação covarde contra o povo”. Boulos reforçou o pedido para que os manifestantes ocupassem apenas a calçada e não a avenida, fechando a passagem de veículos, conforme acertado com a Polícia Militar.

“Vamos nos manter aqui, de cabeça erguida, até que esse governo devolva as moradias que tomou”, disse, referindo-se ao desmonte dos programas de casas populares pelo governo golpista de Michel Temer. “O povo está aqui com uma só voz e só um objetivo. Vamos mostrar pra Michel Temer a resistência do povo” E concluiu: “Não vamos sair com o rabo entre as pernas, que é o que eles querem. Seguimos firmes. Estamos mais fortes do que nunca”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Midia Ninja e Jornalistas Livres