Frente Povo Sem Medo rechaça tentativas de impeachment

Movimento reúne mais de 20 organizações sociais que condenam o avanço do conservadorismo e de manobras políticas em direção ao golpe

03/10/2015 - São Paulo - SP - Manifestantes da CUT realizaram um protesto “em defesa da Petrobras e da democracia” na manhã deste sábado (3) na Avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/ Agência PT

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, declarou, na quinta-feira (8), que a Frente Povo Sem Medo se opõe totalmente ao impeachment.

“Nós somos contra qualquer saída à direita e este impeachment, da forma como está sendo construído, é uma saída à direita”, criticou.

A Frente foi lançada oficialmente na quinta e é formada pela União Nacional de Estudantes (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entre outras organizações.

Ao todo, são 27 movimentos sociais, sindicais e partidos políticos, incluindo o PT e o PCdoB.

Em artigo publicado na quinta, Boulos questionou a legitimidade dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para julgar as contas do exercício de 2014 do governo da presidenta Dilma Rousseff.

“Vários ministros estão sendo investigados e o relator das contas é investigado na Operação Zelotes”, informou. “ As saídas que estão querendo construir, seja com o Michel Temer ou com o PSDB, são ruins para a classe trabalhadora”, avaliou.

Mobilização – A Frente Povo Sem Medo tem como proposta “contribuir para um novo ciclo de mobilizações sociais no País”, de acordo com o líder do MTST.

“No atual momento político e econômico que o País tem vivido, se torna urgente a necessidade de o povo intensificar a mobilização nas ruas, avenidas e praças contra esta ofensiva conservadora”, declara a Frente, em seu manifesto.

O movimento defende saídas para a crise econômica que não onerem a classe trabalhadora e se posiciona contra as terceirizações, a redução da maioridade penal, entre outras pautas de retirada de direitos já conquistados.

A Frente propõe a taxação de grandes fortunas, e a tramitação urgente das reformas tributária, agrária e a democratização das comunicações.

As primeiras manifestações da Frente estão marcadas para 8 de novembro, em várias cidades. Em São Paulo, a mobilização deve acontecer na Avenida Paulista.

A localidade é uma das preferidas por manifestantes de direita, que defendem o impeachment, o retorno da ditadura e contra as políticas sociais que melhoraram a vida dos brasileiros nos últimos 13 anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Rede Brasil Atual

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Neste final de semana, povo vai às ruas por vacina, auxílio e impeachment Bolsonaro

Mais notícias

PT Cast