Gabas: Debate da Previdência tem que garantir direitos

O ex-ministro, Carlos Gabas, falou sobre a reforma da Previdência e a necessidade de aumentar a proteção de direitos aos trabalhadores e trabalhadoras

Reprodução/Vigília Lula Livre

Carlos Gabas fala sobre Reforma da Previdência

O ex ministro da Previdência dos governos Lula e Dilma, Carlos Gabas, visitou a Vigília Lula Livre nessa segunda-feira (6). Ele afirmou a importância de retomar o governo para fazer a reforma da Previdência Social e aumentar a proteção aos que precisam, em vez de diminuí-la como os golpistas tem feito. “Temos que debater a reforma, não para retirar direitos, mas para rever a base de arrecadação”, disse.

“O povo brasileiro precisa voltar a ter esperança e isso só será possível com um governo eleito democraticamente”,  apontou Gabas em entrevista no programa Democracia em Rede, produzido por uma rede de mídia que integra a Vigília Lula Livre. “No nosso governo a Previdência passou a ser superavitária. Agora, com 20 milhões de desempregados, caiu a massa salarial que é base da arrecadação. Eles aprofundaram a crise política e colocaram o Brasil nessa desgraça”, comentou.

Gabas descartou que a Previdência Social esteja quebrada, o que é usado como argumento para a privatização. “Esse modelo brasileiro é dos melhores de proteção social do mundo. Quando há crise, a primeira coisa que atacam é a Previdência. É que a grande imprensa tem interesse em transformar a previdência em um produto a ser colocado na prateleira e vendido”, explicou.

“Nosso modelo não é insustentável. Nos países europeus, com graus de bem estar social elevado, a previdência é pública”, completou Gabas.

A perspectiva do futuro governo de Lula em relação à Previdência será oposta ao do governo ilegítimo atual. “Temer perdoa as dívidas dos sonegadores. Nós queremos a Previdência como meio para garantir cidadania”, compara. “Não estamos em caos previdenciário”, completou.

Por Luis Lomba, de Curitiba para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast