Gabriel Guimaraes

dep.gabrielguimaraes@camara.leg.br
(62) 3215-5821

Gabriel Guimarães foi reeleito deputado federal em 2014, pelo Partido dos Trabalhadores, ao segundo mandato, com 200.014 votos, tendo sido o quinto deputado federal mais votado de Minas Gerais.

Formado em Direito no Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), adquiriu relevante experiência profissional, tendo trabalhado no Ministério Público Estadual de MG, na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, no Tribunal de Justiça-MG, no Tribunal de Justiça do DF, na assessoria da Presidência da Câmara do Deputados, no Instituto Brasileiro de Administração Municipal – seção MG – no escritório de Direito Tributário, Sacha Calmon & Mizabel Derzi, além de ser sócio fundador da sociedade de advogados ANDRADE, ANTUNTES E HENRIQUES, com foco no direito privado.

Além de integrar as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e a de Minas e Energia, Gabriel Guimarães é presidente de uma das mais importantes comissões da CD, a que analisa o Novo Marco Regulatório Mineral.

É um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia e integra a Frente Parlamentar Municipalista, a Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura e a Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético.

Como representante dos mineiros no Congresso Nacional, Gabriel Guimarães cumpre o seu compromisso de ser um interlocutor permanente entre municípios, Governo Estadual e Governo Federal, trabalha pela ampliação das Escolas Técnicas, transformação do CEFET-MG em universidade tecnológica, pela interiorização das universidades federais e por políticas públicas para a juventude.

Na Câmara dos Deputados, Gabriel trabalha para levar transparência aos partidos políticos através de regulamentação.