Gestão da água por Alckmin é ruim ou péssima para 48%, diz Datafolha

Para 84% dos paulistanos, governo tucano tem omitido informações sobre a situação dos reservatórios e fornece apenas os dados que interessam a ele

Para 48% dos moradores da capital paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem feito uma ruim ou péssima gestão da crise hídrica em São Paulo, segundo pesquisa do Datafolha publicada nesta quarta-feira (4) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Além disso, para 84%, o governo tem omitido informações sobre a situação dos reservatórios e apenas 12% consideram transparentes as ações do governo paulista e da Sabesp em relação crise hídrica.

Muitos dos entrevistados também disseram ter sofrido problemas de desabastecimento.

A reprovação de quase metade dos paulistanos à forma como o tucano tem lidado com a seca nos reservatórios e a falta de água nas residências representa uma piora de dez pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito em agosto de 2014, quando 38% reprovavam a gestão da crise.

À época, a crise nos reservatórios já era uma realidade, mas era minimizada pelo governador, então candidato à reeleição.

Apenas depois das eleições de outubro o governo passou a usar em algumas oportunidades o termo racionamento para as manobras de redução de pressão que reduzem a quantidade de água em regiões de São Paulo. Além disso, entre as duas pesquisas, a Sabesp aplicou dois reajustes de tarifa.

Em setembro deste ano, o governador tucano foi premiado pelo Congresso por suas ações na atual crise hídrica e disse considerar “merecida” a condecoração.

A pesquisa foi feita entre os dias 28 e 29 de outubro com 1.092 pessoas na capital paulista. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “Folha de S. Paulo” e do “G1”

PT Cast