Vice-presidenta do PT anuncia Rio como sede do 2º colóquio de segurança pública  

Em Belo Horizonte, 1º encontro dedicou mais atenção à análise dos órgãos públicos de controle (polícias); prevenção será tema do próximo

A vice-presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade, anunciou, nesta terça-feira (8), a realização do segundo colóquio sobre segurança pública patrocinado pela sigla já no primeiro semestre de 2016.

A cidade escolhida para sediar o encontro será o Rio de Janeiro e os temas centrais do debate serão mais focados nas ações preventivas de segurança, informou Gleide Andrade.

“Ainda dependemos da confirmação das agendas do Partido e da Fundação Perseu Abramo, mas defendo que seja logo em março”, afirmou a dirigente partidária à Agência PT de Notícias.

A disposição de replicar o evento rapidamente deve-se ao sucesso do primeiro, realizado na semana passada, em Belo Horizonte. Organizado por Gleide, o evento reuniu especialistas de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal nos dias 3 e 4 de dezembro.

“Ficamos muito entusiasmados com a grande presença de profissionais de segurança nos dois dias de debates, como agentes policiais, procuradores e estudiosos de universidades”, descreveu.

Ela também destacou o “clamor muito grande” dos participantes pela retomada da discussão institucional do tema pelo PT. O objetivo é reunir propostas para estabelecer uma nova abordagem de segurança pública no país, ainda hoje baseada em premissas e padrões de repressão policial.

“A primeira vez que o tema foi tratado com grande repercussão foi em 2002, com o lançamento do programa ‘Mais segurança pública para o Brasil’, sob coordenação do professor Luís Eduardo Soares (da Universidade Federal de Minas Gerais)”, observou.

Gleide defende que o partido se mantenha na dianteira desse debate e que as informações reunidas pelos encontros sirvam como base para formalização de um novo modelo nacional, discutido, aprimorado e aprovado pelos poderes constituídos.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast