Gleisi: Articulação da esquerda tem barrado retrocessos no país

Em encontro nesta quarta (23), partidos da Frente pela Democracia traçam novos planos após terem barrado MP da privatização da Eletrobras

Reprodução

Presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann

Embora a situação econômica e social do Brasil ainda seja alarmante, a articulação dos partidos de esquerda tem gerado resultados práticos contra os constantes retrocessos impostos pelo governo ilegítimo de Michel Temer desde o golpe de 2016. Esta é a avaliação da Frente pela Democracia, Soberania e pelos Direitos do Povo que teve novo encontro na manhã desta quarta-feira (23) em Brasília.

Um dia antes da reunião, o trabalho da Frente, que tem a participação de PT, PDT, PSB, PCdoB, Psol e PCB, já havia sido decisivo para barrar a Medida Provisória 814/2017, que altera leis do setor elétrico para permitir a privatização da Eletrobras – a MP foi retirada da pauta nesta terça-feira (22) pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Na reunião desta quarta (23) para fazer avaliação positiva dos efeitos desta frente. Nós já conseguimos com esta articulação dos partidos de esquerda duas importantes vitórias no Congresso Nacional. A primeira foi barrar a reforma da previdência, a segunda barrar também a privatização da Eletrobras. Ontem caiu a Medida Provisória que pretendia iniciar o processo de privatização. Isso se dá exatamente com articulação dos partidos de esquerda e com o apoio da população que quer o país de volta”, ressaltou a presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

O atual cenário econômico e social do Brasil, no entanto, exige cautela em relação a qualquer otimismo além da conta. “Fizemos uma avaliação deste momento político trágico em que o país tem regredido cada vez mais. O PIB está em baixa, portanto, estamos numa recessão, o aumento abusivo do gás de cozinha, o desemprego.  Enfim, a deterioração econômica e social do Brasil”, avaliou Gleisi.

A Frente pela Democracia deve soltar uma nota ainda nesta quarta-feira sobre novos planos traçados para conter a crise no Brasil. Uma nova reunião também já está marcada para o próximo dia 6 de junho na sede do PCdoB em Brasília.

“Vamos discutir as nossas fundações e discutir propostas que nós possamos apresentar ao Brasil de forma conjunta para o legislativo. Também pediremos audiências com a CNBB e a OAB para levar a nossa posição sobre a realidade atual do brasil”, concluiu Gleisi.

Por Henrique Nunes, da Agência PT de Notícias