Gleisi: Com caixa 2, campanha de Bolsonaro gera fraude eleitoral

Presidenta do partido quer respostas da Justiça sobre acusação de fraude eleitoral a partir de financiamento de notícias falsas por empresários

Joka Madruga

Gleisi Hoffmann e Franklin Martins na Vigília Lula Livre

O PT ingressou na tarde dessa quinta-feira (18) com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral no TSE para esclarecer a denúncia de caixa dois e propaganda irregular na campanha do candidato adversário no segundo turno da eleição presidencial, publicada hoje pela Folha de S. Paulo.

Em entrevista coletiva na Vigília Lula Livre, logo após visitar o ex-presidente junto com o ex-ministro Franklin Martins, a presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, repercutiu a decisão.

“A ação no TSE pode levar à inelegibilidade do candidato adversário, por abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Pedimos medidas cautelares para que cessem essas práticas ilegais, que os empresários envolvidos sejam ouvidos e incluídos no processo”, afirmou.

A denúncia publicada pela Folha é que empresários pagaram pelo envio de milhões de mensagens pelo WhatsApp com mentiras contra o PT, Haddad e Lula. Esses pagamentos não constam dos gastos oficiais da campanha do PSL. “Consideramos que tem lavagem de dinheiro aí, com recursos ilegais sendo colocados na campanha, configurando caixa dois e, portanto, fraude às eleições”, disse Gleisi.

A presidenta do PT afirmou que a manipulação do eleitorado fica clara quando se observa que os resultados da votação surpreenderam os que acompanhavam as pesquisas de intenção de voto: “A dita onda política conservadora não foi por convencimento da população pelas propostas deles, mas foi construída no subterrâneo da Internet, com ataques mentirosos ao PT e nossos candidatos”.

Lula animado

Falando sobre a visita a Lula, Gleisi informou que ele está animado com o processo eleitoral. “Hoje ele disse: ficou clara a fraude de porão que é esse candidato adversário, construído através da mentira nos subterrâneos das redes sociais através de dinheiro ilegal, de caixa dois”, contou.

Franklin Martins lamentou que o candidato adversário fuja dos debates com Fernando Haddad para debater as propostas para o Brasil. “Haddad quer debater, quer lançar luz sobre as diferenças dos candidatos para que o eleitor possa tomar sua decisão, mas o outro candidato não quer discutir e usa subterfúgios com dinheiro não declarado para manipular as pessoas”, disse.

Por Luis Lomba da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast