Gleisi denuncia perseguição a Lula em viagem a Portugal

A convite do Partido Comunista Português, presidenta do PT participará de atos em defesa de Lula e de solidariedade ao povo brasileiro

Paulo Pinto/Agência PT

Presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, representará, neste final de semana, o partido na tradicional festa do Avante, órgão de imprensa do Partido Comunista Português (PCP). Durante o evento, está prevista a realização de um ato em solidariedade aos brasileiros e em defesa do ex-presidente Lula.

“Será mais uma oportunidade para mostrarmos ao mundo a injustiça e perseguição a que está submetido o ex-presidente Lula, como também os retrocessos no Brasil”, explica Gleisi. O Avante é o jornal oficial do PCP e todos os anos promove uma festa na capital Lisboa, que reúne representantes de vários partidos de esquerda do mundo.

O convite ao PT partiu do próprio Partido Comunista Português, que ao lado de outras organizações têm acompanhado de perto os desdobramentos da crise política no país. A presidenta do PT viajará ao lado do presidente da Fundação Perseu Abramo, o economista Marcio Pochmann.

Segundo a presidenta do PT, as lideranças políticas do continente querem compreender a situação política e a caçada judicial promovida contra Lula. “O Brasil se apresenta ao mundo como uma democracia, mas vive hoje um estado de exceção, em que setores do funcionalismo estatal, da mídia e do capital se uniram para destruir o legado deixado pelo PT”, diz Gleisi.

A abertura do evento será na sexta-feira, às 18h45 (horário de Lisboa). O primeiro evento oficial de Gleisi será no sábado, às 17h30, no Espaço Internacional, onde será realizado o ato em solidariedade ao Brasil dentro do Momento Político Cultural “Venceremos”.

No domingo, às 11h30, haverá um encontro com delegações estrangeiras convidadas para a festa do Avante. Em paralelo, serão realizados vários shows com artistas portugueses, exposições de artes e fotografia, salas de cinema e debates com representantes de todos os continentes.

Gleisi aproveitará a passagem pela capital portuguesa para prestigiar o lançamento do livro “Comentários a Uma Sentença Anunciada – O Processo Lula”, na Casa do Alentejo, às 18h30 de segunda-feira. A obra já foi lançada no Brasil e reúne artigos de juristas e advogados brasileiros contrários à condenação do ex-presidente.

“Os processos contra Lula são uma aberração jurídica e não encontram respaldo da comunidade jurídica fora do Brasil. Ninguém consegue compreender como um líder da envergadura de Lula pode ser condenado sem provas, enquanto Temer permanece no poder”, conclui a presidenta.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast