Gleisi e Haddad: Lula coloca sua dignidade antes da liberdade

Presidenta nacional do PT e pré-candidato a vice-presidente estiveram com Lula nesta segunda (6), que disse estar feliz com as coligações do partido

Joka Madruga/Agência PT

Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann visitam Lula

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e o pré-candidato a vice-presidente, Fernando Haddad, anunciaram que será retirada a medida cautelar que pedia a liberdade de Lula no STF, pois o ex-presidente coloca sua dignidade antes de sua liberdade. Eles estiveram com o pré-candidato à presidência pelo PT na Superintendência da Polícia Federal nesta segunda-feira (6).

Após a visita, Gleisi afirmou que Lula “tomou uma decisão importante, que foi a retirada da cautelar do STF, que pedia sua liberdade. Tomou a decisão de forma consciente, abre mão de pedir a liberdade pelo compromisso com o povo brasileiro”.

“Ele não aceita a chicana que foi feita em razão desse recurso, de se levar junto ao Supremo a antecipação do pedido de retirar a sua candidatura. Ele tem um compromisso com o Brasil, por isso é candidato e vai até as últimas consequências com esse propósito”, afirmou Hoffmann.

Haddad também explicou que “existia um pedido de liberdade no STF, mas a impressão que se causou é que esse pedido seria usado para decidir sobre a elegibilidade. Para não correr riscos, e Lula sempre deixou claro que não troca a dignidade pela liberdade, retiramos o pedido hoje, pois a dignidade é mais importante que a liberdade”.

Coligações e composição da chapa

Em conversa com jornalistas, Gleisi também afirmou que “o presidente recebeu com grande satisfação a coligação que fizemos, a indicação do Haddad para vice e também o compromisso com a Manuela D’Ávila, que ele havia pedido que a gente fizesse”.

A senadora afirmou que Lula está animado e segue “candidatíssimo”. “Ele pediu para reiterar que nossa campanha tem lado. Não estaremos ao lado da Rede Globo, não estamos do lado do mercado financeiro, não estamos ao lado da elite, nosso lado é do povo brasileiro”.

“Haddad é candidato a vice-presidente e junto com a Manuela vai ser a voz do presidente Lula, nas ruas, nos debates, aonde o ele não puder estar”, acrescentou Hoffmann. “Não desistimos do presidente nos debates. Ele tem direito até uma decisão final da justiça de participar das sabatinas. O que fazem com ele é ilegal e injusto. Ele é pré-candidato e estamos recorrendo. Vamos brigar à exaustão. Mas não vamos deixar de levar a mensagem dele, e será representado por seu vice”.

Fernando Haddad também destacou que “a partir do dia 15 o código eleitoral é claro, Lula é candidato, e mesmo que sua candidatura seja impugnada no prazo legal, a candidatura ‘sub judice’ goza de todas as prerrogativas de qualquer candidatura, inclusive participar de programas de rádio e TV. Nosso pedido é que o Lula vá aos debates ou possa indicar um representante, mas nossa intenção é que ele participe dos debates”.

O pré-candidato à vice-presidente ainda afirmou que Lula está animado com a coalizão em torno de seu nome. “Ele ficou muito feliz do PCdoB, do Pros terem fechado aliança conosco, isso nos dá mais de 2 minutos de tempo de TV, o que é um tempo suficiente para que nós levemos nosso plano de governo ao conhecimento da população. Agora nós vamos apresentar que vamos fazer para resgatar o desenvolvimento, a geração de emprego, o combate a fome”.

Haddad ainda criticou o programa golpista de governo, colocado em prática por Michel Temer, e afirmou que Manuela D’Ávila estará junto com o PT, viajando pelo Brasil para divulgar a candidatura de Lula à Presidência da República.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast