Gleisi: Richa se esforça para reduzir o PR a uma Quinta Comarca

Senadora petista critica gestão de tucano no Paraná e denuncia caos no estado

Imagem: Agência Senado

O modelo de desmonte tucano pode ser conhecido pela situação pré-falimentar e pelo verdadeiro caos em que se encontram as finanças do estado do Paraná, governado por Beto Richa (PSDB).

“Muito antes do início da campanha eleitoral de 2014 já vinha manifestando minha preocupação com a situação econômica e financeira do estado, sobretudo com o modelo de gestão adotado nos últimos quatro anos”, afirmou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em pronunciamento ao plenário nesta terça-feira (4).

A mais recente decisão do governador foi importar de São Paulo – a preço elevadíssimo –, uma espécie de interventor, com carta branca para achatar os salários dos servidores. Gleisi aponta que a estratégia de Richa é reconduzir o Paraná à posição de Quinta Comarca — status do território paranaense até 1853, quando era anexado à província de São Paulo.

O interventor é o ex-secretário de Fazenda de São Paulo, Mauro Ricardo, conhecido por levar à ruína contas estaduais, municipais e de empresas públicas por onde passou.

No final do ano passado, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Gleisi Hoffmann defendeu a concessão de dois empréstimos do Tesouro Nacional para o estado.

“Hoje ficou claro que o problema do estado não seria resolvido com os tais empréstimos e a gestão do estado já afrontava a Lei de Responsabilidade Fiscal. O governador tucano Beto Richa, que tanto prega a responsabilidade fiscal, perdeu completamente o controle da situação fiscal”, afirmou.

Policias e bombeiros – A obra mais recente de Beto Richa foi deslocar para as praias na Operação Verão milhares de policiais e bombeiros e não pagar as diárias devidas. Milhares de professores contratados em regime temporário também não receberam salários nos últimos meses.

“Esse quadro de total desacerto, de verdadeiro caos, não é surpresa para o governador Beto Richa, porque desde 2013 os técnicos alertavam que as finanças iam mal e apresentavam diagnóstico dos problemas apontados, mas eles foram ignorados”, apontou Gleisi.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações de Marcello Antunes, do PT no Senado