Goiânia: prefeitura transforma lixões em parques e áreas verdes

Com programa socioambiental, prefeito Paulo Garcia preserva o meio ambiente e melhora qualidade de vida da população

Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), da prefeitura de Goiânia (GO) Foto: Lula Marques/AgênciaPT

Locais que antes eram utilizados como lixões foram transformados em parques e espaços públicos de convivência para a população. Esse é um dos resultados do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), da prefeitura de Goiânia (GO), que está criando verdadeiros parques lineares por toda a cidade.

“O Puama tem um cunho socioambiental. O principal objetivo dele é recuperar os fundos de vale, a mata ciliar e as nascentes de dois importantes cursos d’água que cortam Goiânia, que são o Ribeirão Anicuns e o Córrego Macambira”, explica o coordenador do Puama, Nelcivone Melo.

Foto: Arquivo pessoal de Nelcivone Melo

Foto: Arquivo pessoal de Nelcivone Melo

Um desses locais de descarte irregular de lixo era na frente da casa de Seu Antônio Viana, 82 anos. Morando há 15 anos na mesma casa, só agora o paraibano radicado em Goiânia pode contemplar a vista na porta de casa.

É que no lugar do lixo, hoje tem quadras de esporte. Ao invés de mato alto e entulhos, jardins e pistas de skate.

“Aqui antes era uma coisa triste, era um lixão. Toda semana a prefeitura tirava o lixo, mas o povo tornava a pôr. Agora, nós ficamos muito satisfeitos com esse parque que fizeram aqui na frente, com essa vista tão linda que ficou”, comemora.

Parque construído pela prefeitura em frente a casa de Seu Antônio, onde antes era um lixão Foto: Lula Marques/Agência PT

Parque construído pela prefeitura em frente a casa de Seu Antônio, onde antes era um lixão
Foto: Lula Marques/Agência PT

Seu Antônio Viana é apenas um dos 400 mil moradores de 132 bairros de Goiânia beneficiados pelo Puama.

Executado na gestão do prefeito Paulo Garcia (PT), o programa tem a marca do PT, pois sua concepção nasceu na administração de Pedro Wilson, segundo prefeito petista da cidade.

De acordo com Nelcivone Melo, o conceito de sustentabilidade é marca da gestão do Paulo Garcia.

“Goiânia já é privilegiada nessa questão do verde. E com as melhorias que a gestão do prefeito Paulo Garcia está implantando, estamos mostrando na prática que é possível investir para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor”, destaca.

Além dos objetivos diretos de preservação ambiental, o Puama ainda possibilita a melhoria da qualidade da água, a correção de problemas crônicos de enchentes e alagamentos, o reassentamento de populações em área de risco e a criação de equipamentos de esporte e lazer para uso da comunidade.

Trecho ainda em obras do Puama Foto: Lula Marques/Agência PT

Trecho ainda em obras do Puama
Foto: Lula Marques/Agência PT

Apenas na recuperação da mata ciliar já foram plantadas mais de 20 mil mudas de árvores nativas do cerrado, e outras 100 mil serão plantadas até a conclusão do Programa.

Ao todo, o projeto do Parque Linear tem uma extensão de 24 km. “Hoje nós estamos trabalhando numa extensão de 6 km e já com 70% de obras concluídas”, completa Nelcivone.

Nelcivone Melo, coordenador do Puama Foto: Lula Marques/Agência PT

Nelcivone Melo, coordenador do Puama
Foto: Lula Marques/Agência PT

Usando alguns desses 6 km já entregues à população, a moradora do bairro Novo Horizonte, Maria de Lurdes Oliveira, aproveita a área para fazer caminhadas.

“Frequento o parque desde que foi entregue. Aqui é muito bom, principalmente no domingo. Mas estou todos os dias aqui, caminhando. Valeu muito a pena ter esse espaço aqui”, conta.

O servidor público Angelo Caetano também enche o peito de orgulho ao falar do novo parque.

“A sociedade goianiense necessitava de um parque nas imediações desse setor. Graças a Deus, primeiramente, e depois à prefeitura de Goiânia, que está disponibilizando vários parques em toda cidade”, elogia.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast