Governadores petistas eleitos do NE concedem entrevista à TV FPA

Presentes na última reunião do Diretório Nacional do PT, realizada em Fortaleza (CE) nos dias 28 e 29 de novembro, os três governadores petistas recém-eleitos no Nordeste concederam, com exclusividade,…

Presentes na última reunião do Diretório Nacional do PT, realizada em Fortaleza (CE) nos dias 28 e 29 de novembro, os três governadores petistas recém-eleitos no Nordeste concederam, com exclusividade, entrevistas para a TvFPA. Rui Costa, Wellington Dias e Camilo Santana, futuros governadores da Bahia, Piauí e Ceará, respectivamente, falaram sobre os projetos e ações de seus futuros governos. Costa e Dias foram entrevistados por Marcio Pochmann, presidente da FPA, e Santana foi entrevistado pelo diretor da FPA, Joaquim Soriano.

Nascido em 1963 na capital do estado, Salvador, Rui Costa dos Santos é formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua carreira política participando do movimento sindical ainda na década de 1980 ao lado do atual governador da Bahia, Jaques Wagner, quando chegou a dirigir o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindiquímica). Costa foi eleito governador no último pleito, no primeiro turno, com 54% dos votos válidos.

Em 2010, Camilo Santana foi o deputado estadual mais votado do Ceará, eleito com 131.171 votos. No segundo governo Cid Gomes, Santana assumiu a Secretaria das Cidades, quando impulsionou, no Ceará, o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Além de grandes projetos urbanos e ambientais, como o Maranguapinho e o Cocó, beneficiando milhares de pessoas na região Metropolitana de Fortaleza. Santana venceu no segundo turno, com 53% dos votos válidos. 

Natural de Oeiras (PI), Wellington Dias nasceu em 1962 e é formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Filiado ao PT desde 1985, iniciou sua vida política no movimento sindical. Foi eleito vereador de Teresina, deputado estadual, deputado federal e, em 2002, alcançou o governo do estado, sendo reeleito logo em seguida para mais um mandato. Em 2010 foi eleito senador e, em 2014, foi eleito, também no primeiro turno, com 68% dos votos válidos, para retornar ao governo do Piauí.

 

Além dos governadores, a TvFPA, presente na reunião, também entrevistou outras personalidades petistas, tais como os deputados federais José Guimarães (CE), Reginaldo Lopes, do PT de Minas Gerais, a senadora Fátima Bezerra, o prefeito de Belágua, no Maranhão, Adalberto Rodrigues, o deputado estadual do CE, Moisés Braz, além de militantes e lideranças regionais. Assista a estase outras entrevistas no Canal da FPA no Youtube.

PT Cast